PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PRÉ-ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA.

PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PRÉ-ADOLESCENTES

Palavras-chave: saúde publica, prevenção primária, adolescente, atenção primária à saúde

Resumo

Este estudo visa apresentar a implantação de um projeto de atividade física na escola direcionado a 103 pré-adolescentes do sexo feminino de 10 a 13 anos matriculadas no ensino fundamental em seis escolas públicas da cidade de Campinas/SP no período entre 2017 a 2018.  As práticas de Eutonia, Ginástica Holística e Pilates proporcionaram melhora na postura corporal, aumento da flexibilidade, redução da dor nas costas e melhor percepção da qualidade de vida. Os programas de atividade física na escola são importantes para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde das pré-adolescentes. A ampliação dos vínculos entre as áreas de educação e saúde irão reduzir as dificuldades de implementação e desenvolvimento de atividade física na escola favorecendo a ampliação do Programa Saúde na Escola (PSE).

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Publicado
2022-10-25