Formação e prática docente no ensino superior de saúde com foco na gestão democrática

  • Beatriz Maria dos Santos Santiago Ribeiro Universidade de São Paulo
  • Fabio Scorsolini Comin
  • Rita de Cassia de Marchi Barcelos Dalri
Palavras-chave: Docente;, ensino superior de saúde;, gestão

Resumo

Objetivou refletir acerca das contribuições da gestão democrática, especificamente, na formação e prática docente, abrangendo a participação dos docentes na construção de uma educação de qualidade, democrática e igualitária. Trata-se de uma síntese apresentada por breves considerações sobre a gestão democrática e propõe ação na formação da prática docente, juntamente com a equipe gestora. Ressalta-se que o princípio da gestão democrática assegura a participação e cooperação de todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, porém em alguns contextos universitários têm sido pouco abordado na formação e prática do ensino superior em saúde. Dessa maneira, evidenciou que o espaço universitário e a sua organização deve ser um ambiente integrador, o qual todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem tenham voz ativa e possam participar e cooperar para a construção de uma escola igualitária e de qualidade.

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Publicado
2022-11-02