Carcinoma Ductual Invasivo De Tipo Histológico: Um relato de caso

  • Romário Machado Ferreira Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)
  • Matheus Costa Cabral Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)
  • Patrícia Bonifácio da Silva Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)

Resumen

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação acelerada de células anormais da mama que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos (INCA, 2016). Segundo a Política Nacional de Atenção integral à saúde da mulher (BRASIL, 2004) O câncer de mama é uma das principais causas de morte da população feminina no país. O presente trabalho tem por objetivo relatar um caso de câncer de mama diagnosticado na Ultra Imagem precisão em diagnósticos. Sendo a princípio identificado pela paciente após o auto exame. Paciente com 34 anos, do sexo feminino, casada, atendente comercial, brasileira, natural de uma cidade do interior de Minas Gerais, residente e habitante em Ubá-MG. Procurou o centro de precisão em diagnóstico, após identificar um nódulo na mama direita. Relata não sentir dores ou qualquer alteração no humor. O relato de caso aponta a necessidade de um olhar diferenciado dos profissionais de saúde no cuidado das pacientes jovens com câncer de mama e de se discutir estratégias de prevenção secundária direcionadas para essa faixa etária. Portanto, é de suma importância as campanhas voltadas a saúde da mulher, para que as mesma possam conhecer os métodos preventivos da doença. Pois, uma vez descoberta precocemente o diagnóstico de casos de câncer em sua fase inicial, se maximiza as possibilidades de melhor prognóstico e menor morbidade associada ao tratamento.

Citas

-Brasil. Ministério da Saúde/ Secretaria de Atenção à Saúde/ Departamento de Regulação, Avaliação e Controle/Coordenação Geral de Sistemas de Informação – 21ª Edição. Setembro de 2015.

-Câncer de mama: é preciso falar disso. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Inca, 2016.

-Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil/ Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro: INCA, 2015.

-Gray, JAM. New concepts in screening. The British Journal of General Practice, London, v. 54, n. 501, p. 292-298, apr. 2004.

-Pereira, AADS. Revista Cientifica Fagoc Saúde: Percepção das mulheres de 50 a 69 anos quanto à realização da mamografia, Ubá-Fagoc, v.1, n.2, p. 69-72, 2016

-Pinheiro A. B. Revista Brasileira de Cancerologia: Câncer de Mama em Mulheres Jovens: Análise de 12.689 casos, v. 59(3): p. 351-359, 2013.

-Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes / Ministério da Saúde, Departamento de Ações programáticos Estratégicos. - Brasil: Ministério da Saúde, 2004.

Publicado
2018-12-06