REFLEXÕES SOBRE CAMPO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MATO GROSSO DO SUL A PARTIR DE CONCEITOS DE PIERRE BOURDIEU

Resumo

Esta comunicação discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em uma pesquisa a nível de doutorado ainda em andamento. A proposta de tese em questão alinha-se às investigações no eixo de pesquisas em História da educação matemática e pretende, ainda, a partir da nossa escolha teórica, adotar pressupostos advindos da sociologia histórica, a qual busca estabelecer um diálogo entre a sociologia e a história. O trabalho de doutoramento defende a elaboração de um panorama do campo científico da Educação Matemática no Mato Grosso do Sul a partir de pesquisas stricto sensu acadêmicas na área em questão defendidas no período de 1990 a 2020. Na composição do nosso referencial, adotaremos as concepções de campo científico e seus constituintes, tais como agentes, instituições, habitus, produção simbólica e capital simbólico, conceitualizados por Pierre Bourdieu. Sendo assim, para o presente artigo, apresentaremos reflexões sobre o referencial teórico-metodológico da pesquisa de doutoramento com o objetivo de elaborarmos um estudo e expormos sob quais ideias pretendemos utilizá-los.

Publicado
2023-05-23
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022