-
Anais do XIX Seminário Sul-Matogrossense de Pesquisa em Educação Matemática
v. 19 n. 1 (2025)O Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) chegou à sua 19ª edição, realizada presencialmente. O XIX SESEMAT, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorreu nos dias 26 e 27 de junho 2025, com o tema “As veias abertas da Educação Matemática: cosmopercepções curriculares”.
Foram submetidas trinta e uma comunicações científicas e vinte pôsteres. Também tivemos a contribuição comprometida de dezenove pareceristas.
Além disso, tivemos sete pessoas convidadas para dialogar conosco em três mesas temáticas. Propusemos a essas pessoas que discutissem sobre os modos pelos quais a educação (matemática) pode descrever, perceber, fissurar e, quem sabe, estancar as elaborações de práticas de existência úteis, funcionais, que têm nos permitido assimilar e normalizar absurdos, como genocídios, como corpos abandonados sob escombros, sobre os campos, montanha abaixo. Pode a matemática produzir estranhamento que inquieta, que mobiliza, que remexe e irriga um campo (supostamente) estéril?
Esses disparadores mobilizaram a mesa de abertura, intitulada “Fluxos e contrafluxos curriculares da/na educação (matemática) no Brasil e no Mato Grosso do Sul”, proferida pela professora Maria Lima (FAED/UFMS) e pelo professora Elenilton Godoy (UFPR). O mesmo movimento provocou a mesa temática “Cruzamentos epistemológicos: Filosofia e Educação Matemática na construção de Currículos” na qual debateram a professora Cassiana Lopes Stephan (UFRJ) e o professor Vinício de Macedo Santos (FE/USP). De maneira semelhante, as professoras Melissa Andrade-Molina (PUCV-Chile), Luz Valoyes-Chavez (Universidad de Temuco-Chile) e Carolina Tamayo-Osório (UFMG), conduziram a mesa de encerramento intitulada “Las Venas Abiertas de la Educación Matemática: Cosmosensaciones Curriulares”.
Nos anais do evento, serão cinquenta trabalhos publicados.
Agradecemos a colaboração e participação de todas as pessoas envolvidas.
Atenciosamente,
Comissão Científica do XIX Seminário Sul-mato-grossense de Educação Matemática.
-
Anais do XVIII Seminário Sul-Matogrossense de Pesquisa em Educação Matemática
v. 18 n. 1 (2024)O 18ª Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (XVIII SESEMAT), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorreu nos dias 2 a 5 de outubro de 2024, com o tema “ Pesquisa, sala de aula e desafios contemporâneos: estreitando laços”.
Pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática, em todos os níveis educacionais, destacam a importância de formar cidadãos críticos, capazes de interpretar resultados que vão além da sala de aula. Nesse contexto, é fundamental mobilizar reflexões sobre as dimensões teóricas e práticas, considerando as perspectivas de indivíduos em diferentes níveis educacionais e com variadas experiências, para garantir a qualidade da formação das próximas gerações na Educação Matemática.
Assim, aproximar programas de pós-graduação, cursos de graduação e escolas da rede básica de ensino é essencial para criar uma rede integradora de conhecimentos compartilhados, de modo que as pesquisas no âmbito da Educação Matemática cheguem até o ensino básico.
Neste contexto, com objetivo de compartilhar ideias, criar vínculos e fortalecer os laços entre pesquisadores e a comunidade em geral, o XVIII SESEMAT em 2024 teve como tema principal as discussões e os desafios que permeiam as práticas de sala de aula. O evento promoveu palestras, mesas temáticas, oficinas, comunicações orais, apresentações de pôsteres, além de momentos de diálogo e formação de vínculos entre pesquisadores e professores de diferentes níveis educacionais.EQUIPE EDITORIAL (Comissão Científica):
Profa. Dra. Claudia Carreira da Rosa (Coordenadora do XVIII SESEMAT)
Prof. Me. Carlson Guerreiro de Almeida (Coordenador da Comissão Científica)
Prof. Me. Katy Wellen Meneses Leão
Profa. Me. Laura Silva Dias
Profa. Me. Vanuza Camargo Durães
Profa. Me. Danusa Nunes de Menezes
Profa. Me. Thainá do Nascimento
Prof. Me. Victor Ferreira Ragoni
Profa. Me. Marisa Raquel de Melo Pereira
Prof. Me. Fábio Antunes Brum de Campos
-
Anais do XVII Seminário Sul-Matogrossense de Pesquisa em Educação Matemática
v. 17 n. 1 (2023)17ª edição do Seminário Sul-matogrossense de Educação Matemática realizado presencialmente nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2022, com o tema “Educação Matemática e Educação Especial na perspectiva Inclusiva: olhares, perspectivas e diálogos entre teoria e prática” e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
-
Anais do XVI Seminário Sul-Matogrossense de Pesquisa em Educação Matemática
n. 16 (2022)16ª edição do Seminário Sul-matogrossense de Educação Matemática realizado presencialmente nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2022, com o tema “entre educações, matemáticas e vidas: movimentos, corpos e espaços na escola e para além dela” e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).