Submissão de Trabalhos

Ver normas em: https://sesemat.wordpress.com/submissao-de-trabalhos/

PRAZO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

até 19/07/2021 ⇐

Envie o seu trabalho clicando AQUI.

No XV SESEMAT serão aceitas duas modalidades de trabalho, “Trabalho Completo – Comunicação Científica” e “Resumo Expandido – Pôster”.  A seguir apresentamos as orientações para a submissão de trabalhos.

1. Para que o trabalho submetido seja avaliado/inscrito é necessário que todos os autores tenham realizado a sua inscrição.

2. Serão aceitos no máximo 2 (dois) trabalhos por participante como autor principal.

3. Número máximo de autores por trabalho: 3 (três).

4. Todos os trabalhos enviados para a modalidade “Trabalho Completo -Comunicação Científica” e “Resumo Expandido – Pôster” serão avaliados pela Comissão Científica do XV SESEMAT, que dará o parecer “ACEITO” ou “NÃO ACEITO” para cada trabalho segundo os critérios a seguir:

Para Trabalhos Completos – Comunicação Científica:

  • Tema pertinente à Educação Matemática;
  • Relevância e clareza do problema de pesquisa;
  • Explicitação dos Referenciais Teóricos e Metodológicos;
  • Apresentação de resultados (finais ou parciais);
  • Coerência, coesão e uso da norma culta da Língua Portuguesa.

Para Resumos Expandidos – Pôsteres:

  • Tema pertinente à Educação Matemática;
  • Argumentação clara sobre a problematização abordada;
  • Coerência, coesão e uso da norma culta da Língua Portuguesa.

5. Os trabalhos inscritos tanto para a modalidade“Trabalho Completo – Comunicação Científica”como para a modalidade “Resumo Expandido – Pôster” deverão ser enviados em uma via “cega”, que NÃO PODERÁ TER NENHUMA IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(ES), quer seja no título, corpo do texto ou nas referências (a identificação dos autores deve ser realizada somente nos campos apropriados da Plataforma SEER).

Se for necessário citar o(s) autor(es) no corpo do texto deve-se grafar da seguinte forma:

Autor (ANO, PÁGINA)

(AUTOR, ANO, PÁGINA)

Autor (ANO)

(AUTOR, ANO)

É prerrogativa da Comissão Científica e dos Pareceristas deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem às características para os quais foram enviados originalmente e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.

6. Somente serão aceitos os trabalhos nas normas do evento, contidas aqui no site e complementadas nos templates disponíveis para download nesta mesma página.

7. As decisões dos Pareceristas e da Comissão Científica sobre o aceite ou recusa do trabalho não são passíveis de recurso. Desse modo, não haverá mudança na decisão tomada.

8. Todo o conteúdo dos trabalhos enviados é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

9. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados no XV SESEMAT de acordo com a “Programação Final”. Apenas trabalhos apresentados constarão nos anais do evento.

10. Os autores deverão informar, além de instituição de ensino e e-mail, o ORCID (Open Researcher and Contributor ID), um identificador digital único e gratuito que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Para gerá-lo, basta entrar no endereço https://orcid.org/.

11. O site para submissão dos trabalhos é: https://periodicos.ufms.br/index.php/sesemat/submissions

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO – PÔSTER

Os trabalhos submetidos na modalidade “Resumo Expandido – Pôster” deverão ser apresentados em forma de pôster (template disponível para download a seguir). Nessa modalidade poderão ser apresentados relatos de experiências, pesquisas em fase inicial, práticas realizadas em sala de aula, divulgação de grupos de pesquisa, projetos de pesquisa coletivos, dentre outros trabalhos que envolvam Educação Matemática.

            Os resumos devem atender às seguintes normas constantes no template:

  • Formato do arquivo para envio: Microsoft Word (*.doc ou *.docx)
  • Tamanho: A4. O texto não deverá exceder 3.000 caracteres (SEM ESPAÇOS) 
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12 pt;
  • Espaçamento simples;
  • Alinhamento de texto justificado;
  • Máximo de 3.000 caracteres (SEM ESPAÇOS);
  • Não colocar palavras-chave;
  • Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar);
  • Título: em letras maiúsculas, tamanho 12 pt, em negrito e centralizado.
  • Citações: Devem respeitar a norma ABNT NBR 1052/2002.
  • Referências: Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, com espaçamento entre parágrafos de 6 pontos depois, seguindo as normas da ABNT NBR 6023/2018.
  • Os Resumo Expandidos deverão ser apresentados em forma de pôster. 

DIMENSÕES DO PÔSTER: É obrigatório que o título do trabalho no Pôster seja o mesmo título do Resumo. No Pôster deve constar: Título do trabalho, Nome(s) do(s) autor(es), e-mail dos autores, e agência de fomento (se for o caso), Instituição do(s) autor(es); Usar fonte (letras) simples; Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; Os Pôsteres serão apresentados no XIV SESEMAT de acordo com a “Programação Final”.


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO – COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Os trabalhos submetidos como Trabalho Completo deverão ser apresentados por meio de Comunicação Científica, em uma das Sessões de Comunicação de acordo com a programação do evento. Cada trabalho terá um tempo para apresentação e discussão a ser determinado pela organização do evento. Esta modalidade se destina a uma discussão mais individualizada de cada trabalho. Os textos submetidos serão avaliados pelos pares no sistema de duplo cego, que determinará se o trabalho foi “aceito” ou “não aceito”.

            Os trabalho completos devem atender às seguintes normas constantes no template.

  • Formato do arquivo para envio: Microsoft Word (*.doc ou *.docx)
  • Tamanho: A4, de 8 a 12 páginas (incluindo as referências bibliográficas);
  • Margens: superior 3 cm; inferior 2 cm; lateral esquerda 3 cm e lateral direita 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12 pt;
  • Parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 cm;
  • Alinhamento do texto será justificado;
  • Limite de páginas: de 8 a 12, incluindo referências;
  • Espaçamento entre linhas de 1,5 pt, sem espaçamento entre parágrafos;
  • Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar);
  • Título: em letras maiúsculas, tamanho 12 pts, em negrito e centralizado.
  • ResumoTexto em único parágrafo, espaço simples entre linhas, fonte Times New Roman, tamanho da letra 10 pt, justificado, sem recuo na primeira linha, contendo no máximo 200 palavras. O resumo é uma apresentação concisa de todos os pontos relevantes do trabalho, preferencialmente envolvendo os objetivos, a abordagem teórico-metodológica, os resultados e as conclusões. O uso de citações bibliográficas deve ser evitado no resumo.
  • Notas de rodapé: para incluir notas de rodapé, em caso de serem indispensáveis, utilize a ferramenta do editor de texto. Devem ficar com letra Times New Roman, tamanho 10 pt, espaçamento simples, justificado e com filete à esquerda.
  • Figuras, gráficos, quadros e tabelas devem estar dentro do corpo do texto, possuir legenda centralizada (tamanho 10 pts). O título da tabela e quadro os precede, já o título do gráfico e/ou figura vem depois conforme normas da ABNT NBR 6029. Deverá ser indicada a fonte.
  • As tabelas devem apresentar uniformidade gráfica: tipos de letras e números, uso de maiúscula e minúscula. Além disso, preferencialmente, as tabelas devem ser apresentadas em uma única página.
  • Citações: Devem respeitar a norma ABNT NBR 1052/2002.
  • Referências: Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, com espaçamento entre parágrafos de 6 pontos depois, seguindo as normas da ABNT NBR 6023/2018.