Edição Atual
O Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) chegou à sua 19ª edição, realizada presencialmente. O XIX SESEMAT, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorreu nos dias 26 e 27 de junho 2025, com o tema “As veias abertas da Educação Matemática: cosmopercepções curriculares”.
Foram submetidas trinta e uma comunicações científicas e vinte pôsteres. Também tivemos a contribuição comprometida de dezenove pareceristas.
Além disso, tivemos sete pessoas convidadas para dialogar conosco em três mesas temáticas. Propusemos a essas pessoas que discutissem sobre os modos pelos quais a educação (matemática) pode descrever, perceber, fissurar e, quem sabe, estancar as elaborações de práticas de existência úteis, funcionais, que têm nos permitido assimilar e normalizar absurdos, como genocídios, como corpos abandonados sob escombros, sobre os campos, montanha abaixo. Pode a matemática produzir estranhamento que inquieta, que mobiliza, que remexe e irriga um campo (supostamente) estéril?
Esses disparadores mobilizaram a mesa de abertura, intitulada “Fluxos e contrafluxos curriculares da/na educação (matemática) no Brasil e no Mato Grosso do Sul”, proferida pela professora Maria Lima (FAED/UFMS) e pelo professora Elenilton Godoy (UFPR). O mesmo movimento provocou a mesa temática “Cruzamentos epistemológicos: Filosofia e Educação Matemática na construção de Currículos” na qual debateram a professora Cassiana Lopes Stephan (UFRJ) e o professor Vinício de Macedo Santos (FE/USP). De maneira semelhante, as professoras Melissa Andrade-Molina (PUCV-Chile), Luz Valoyes-Chavez (Universidad de Temuco-Chile) e Carolina Tamayo-Osório (UFMG), conduziram a mesa de encerramento intitulada “Las Venas Abiertas de la Educación Matemática: Cosmosensaciones Curriulares”.
Nos anais do evento, serão cinquenta trabalhos publicados.
Agradecemos a colaboração e participação de todas as pessoas envolvidas.
Atenciosamente,
Comissão Científica do XIX Seminário Sul-mato-grossense de Educação Matemática.
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025
Resumo Expandido – Pôster - XIX SESEMAT - 2025
O Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) chega à sua 19ª edição, que será realizada presencialmente. O XIX SESEMAT, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho 2025, com o tema “As veias abertas da Educação Matemática: cosmopercepções curriculares”.
Pesquisas sobre currículos de Matemática, em todos os níveis de ensino, se constituem em um convite a experimentar, a partir de cosmopercepções, outros sentidos na produção de problematizações, tensões e proposições curriculares na área de Educação Matemática. Nesse contexto, o XIX SESEMAT promoverá reflexões sobre currículos e Educação Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil e América Latina.
Assim, aproximar programas de pós-graduação, cursos de graduação e escolas da rede básica de ensino é essencial para criar uma rede integradora de conhecimentos compartilhados, de modo que as pesquisas no âmbito da Educação Matemática cheguem até a Educação Básica.
Neste contexto, com objetivo de compartilhar pesquisas, criar vínculos e fortalecer os laços entre pesquisadores e a comunidade escolar, o XIX SESEMAT em 2025 terá como tema principal o diálogo a partir de desafios e fluxos do sentir-pensar currículos escolares. O evento promoverá palestras, mesas temáticas, oficinas, comunicações orais e apresentações de pôsteres.
Participe!
A comissão organizadora.