CAIXA DA MATEMÁTICA:

possibilidades propostas por estudantes que ensinarão Matemática

  • Larissa Diniz dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sheila Denize Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar sugestões de materiais didáticos, do recurso Caixa da Matemática, propostas pelos estudantes na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos períodos de 2018/1 e 2021/1. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica a respeito da formação do professor que ensina matemática e da importância do uso do material didático manipulável. Na sequência, apresentamos os resultados da pesquisa documental, analisando os trabalhos apresentados pelas turmas mencionadas. Acreditamos que a relevância desse trabalho está na divulgação e socialização das propostas contidas neste recurso, podendo servir de inspiração para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental possam produzir Caixas de Matemática para serem utilizadas com os alunos. Defendemos que a construção deste recurso seja proposta para todas as turmas de Pedagogia, possibilitando aos estudantes conhecer os materiais didáticos disponíveis, seus usos e potencialidades.

Palavras-chave: Professor que ensina matemática; Material manipulável; Caixa da Matemática.

 

Publicado
2023-02-02
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022