A CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE FORMAÇÃO ACERCA DA ETNOMATEMÁTICA
ANÁLISE DO PPC DO CURSO TEKO ARANDU
Resumo
Objetivamos analisar a perspectiva e a concepção teórico-metodológica da formação de professores de Matemática indígena, regulamentada pela legislação e expressa no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com vista à compreensão da presença, ou não, de questões relacionadas à Etnomatemática e o seu papel no PPC. O curso selecionado foi a Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu". A produção de dados foi realizada por meio da análise do PPC, de modo a compreender as proposições e limites do Teko Arandu no que diz respeito à Etnomatemática. Ao que tudo indica, o projeto é interessante para os povos indígenas do Mato Grosso do Sul, uma vez que considera as especificidades locais e baseia-se na Interculturalidade Crítica e Etnomatemática. Com base nisso, acreditamos que a Etnomatemática em consonância com o diálogo intercultural pode ser um caminho possível para superarmos as práticas pedagógicas com ideologias integracionistas e assimilacionistas, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Embora tal dilema já tenha sido superado em lei, ainda "assombra" os povos indígenas.