A CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE FORMAÇÃO ACERCA DA ETNOMATEMÁTICA

ANÁLISE DO PPC DO CURSO TEKO ARANDU

Resumo

Objetivamos analisar a perspectiva e a concepção teórico-metodológica da formação de professores de Matemática indígena, regulamentada pela legislação e expressa no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com vista à compreensão da presença, ou não, de questões relacionadas à Etnomatemática e o seu papel no PPC. O curso selecionado foi a Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu". A produção de dados foi realizada por meio da análise do PPC, de modo a compreender as proposições e limites do Teko Arandu no que diz respeito à Etnomatemática. Ao que tudo indica, o projeto é interessante para os povos indígenas do Mato Grosso do Sul, uma vez que considera as especificidades locais e baseia-se na Interculturalidade Crítica e Etnomatemática. Com base nisso, acreditamos que a Etnomatemática em consonância com o diálogo intercultural pode ser um caminho possível para superarmos as práticas pedagógicas com ideologias integracionistas e assimilacionistas, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Embora tal dilema já tenha sido superado em lei, ainda "assombra" os povos indígenas.

Biografia do Autor

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT - UNESP)

Mestrando em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT - UNESP) - Presidente Prudente/São Paulo, Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí (UFMS/CPNV), Brasil.  Integrante do MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Participa do GPEA - Grupo de pesquisa "Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores" (FCT – UNESP). É integrante do TA´ARÕMBY - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade da UFMS/CPNV.

Atua na área de Educação e Educação Matemática [Crítica], com ênfase nos seguintes temas: Licenciatura Intercultural, Formação de Professores [indígenas], Educação Matemática nos Anos Iniciais, Interculturalidade e Etnomatemática.

Leny Rodrigues Martins Teixeira, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente (SP)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela (USP). Pós-Doutorado pela Université Paris Descartes, Paris V, França (Bolsista CNPq). Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente (SP), orientando trabalhos nas temáticas: aprendizagem escolar, aprendizagem de conceitos matemáticos, ensino e aprendizagem e formação de professores. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA).

Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022