MODELAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM A TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Este resumo apresenta resultados de uma atividade de Modelagem Matemática aplicada com a turma do 5 º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. O ensino pós-pandemia tem trazido grandes desafios para os professores em recompor a aprendizagem dos alunos e diante de tais problemáticas trouxemos a Modelagem Matemática como uma estratégia de ensino possível. O objetivo geral deste trabalho é investigar os desafios e as potencialidades em trabalhar com Modelagem Matemática. A metodologia utilizada fora à pesquisa de campo em uma abordagem predominantemente qualitativa. Na fundamentação teórica do artigo, a intenção apresentar a concepção de Modelagem Matemática de alguns autores, porém nos baseamos em Bassanezzi (2005) que destaca que a Modelagem Matemática consiste na arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real. Os resultados obtidos com a pesquisa foram frutos de investigação e pesquisa direta com a sala de aula. As atividades foram aplicadas de forma presencial durante uma quinzena. Fora proposto desenvolver um projeto sobre Desperdício de alimentos visto que este era um problema atual na escola e foi o tema sugerido pelos professores da instituição. Diante disso, foram propostas aos alunos para que pesquisassem nos mercados do município e região o preço dos alimentos utilizados no cardápio da escola, assim como propor estratégias para acabar com o desperdício dos alimentos. Considerando o trabalho, percebemos que o professor que ensina matemática está cada dia mais propício a fazer uma reflexão sobre sua prática e principalmente sobre sua formação e que as atividades com Modelagem Matemática contribuem de forma significativa tanto para a prática do próprio professor quanto a participação ativa do aluno fazendo com que este se torne um protagonista de seu conhecimento.

Publicado
2023-01-30
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVI SESEMAT - 2022