OS SENTIDOS E SENSAÇÕES QUE MOVEM O QUERER SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Asaph Ortolani Bedoia UFMS/CPAq

Resumo

Os sentidos e sensações que movem o licenciando a querer ser professor de matemática é a principal razão que faz com que este projeto se constitua e faça sentido para quem aqui escreve. Sendo assim, é através de silêncios, gritos, incômodos, inquietações, motivações, desejos, anseios, vontades, depressão, alegrias, tristezas, encantos e (des)encantos de licenciandos em matemática que a pesquisa será realizada. Tais afetações serão trazidas à tona por meio de narrativas e experimentações sensoriais. A escolha pelas narrativas se dá por conta de sua potencialidade e o que ela pode proporcionar ao meu entrevistado, e para tal escolha me inspiro nas palavras de BAUNÁ (2020, p. 30) quando diz que “o contador, ao narrar sua própria história, necessariamente faz um exercício de memória, desdobra imagens, filmes antigos, retratos, cheiros, sentimentos, pessoas, lugares, acontecimentos. [...] Também narra sua caminhada até o agora.”. E ao utilizar as narrativas em minha pesquisa pretendo me apoiar nos pressupostos da História Oral pois ela possibilita “investigar o dito, o não dito e, muitas vezes, de tangenciar o indizível e seus motivos.” (GARNICA, 2007, p. 13). Assim como na pesquisa de ROLKOUSKI (2006, p. 188) “a História Oral como metodologia, neste trabalho, é a maneira que encontrei para compor um cenário que permita vislumbrar a trajetória do “tornar-se ‘o’ professor de Matemática”. Para o uso das experimentações sensoriais com os sentidos me alio às ideias discutidas por Santos nas Epistemologias do Sul, a qual nos diz que o conhecimento é corporizado e que “o conhecimento não é possível sem experiência, e a experiência é inconcebível sem os sentidos e os sentimentos que acordam em nós” (SANTOS, 2019 p. 237). Com isto pretendo através desta pesquisa trabalhar com os sentidos e as sensações que movem a escolha do licenciando em relação a profissão de professor de matemática. E como esta pesquisa se constituirá através dos sentidos é necessário entender que “sem os sentidos não existem sensações, sem sensações não existem emoções, sem emoções não há percepções e sem percepções não haveria mundo tal como ele se nos apresenta e nós nos apresentamos a ele.” (SANTOS, 2019, p. 238). Sendo assim esta pesquisa será realizada com estudantes do curso de Matemática Licenciatura na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no campus de Aquidauana, que tenham concluído uma disciplina de estágio, seja ela qual for. E esta escolha se sucedeu por ser “considerado como uma das primeiras experiências oportunizadas à maioria dos futuros professores, no decorrer do curso de licenciatura em Matemática, que lhes permite estar em contato direto com o seu futuro ambiente de trabalho.” (TEIXEIRA e CYRINO, 2013, p. 30). Logo, esta pesquisa irá proporcionar aos licenciandos experimentos com os sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) visando trazer à tona cada sinal, frase, palavra, gesto, sorriso, olhar, silêncio, choro, ruído etc. para produzir às narrativas que trarão entendimentos, ao pesquisador, sobre os modos como os licenciandos se constituem como professor e professora de matemática.

Publicado
2023-01-30
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVI SESEMAT - 2022