CARACTERIZAÇÃO DE PESQUISAS ACERCA DA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Analisamos dados possibilitados a partir do mapeamento de teses e dissertações junto à duas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD – e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O objetivo foi compreender como a Tecnologia e a Matemática no contexto da Educação Infantil foram problematizadas durante o ensino remoto. Para este fim, adotamos os descritores "Tecnologia na Educação Infantil" e "Matemática na Educação Infantil", na busca de investigações que pudessem fornecer pistas de como professores(as) da Educação Infantil organizaram seus trabalhos pedagógicos e as implicações do isolamento social para a exploração matemática na infância. Como proposta metodológica, parte de uma primeira etapa de um projeto de iniciação científica, este estudo contribuiu para o desenvolvimento de um mapeamento do tipo estado da arte que, de acordo com Ferreira (2002), busca mapear e discutir produção acadêmica de modo a compreender os aspectos explorados em tais estudos. Os resultados das pesquisas localizadas evidenciam a necessidade aprimorar estudos acerca da temática, os quais possam contribuir com a formação continuada promovendo a apropriação de recursos tecnológicos associados às questões pedagógicas com crianças menores de seis anos.