FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO REMOTO

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

  • Mariany Fonseca Garcia Universidade Federal de São Carlos/ estudante de Pedagogia https://orcid.org/0000-0002-7213-3457
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos - SP

Resumo

O trabalho trata-se de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica (IC), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que buscou compreender como se deu a formação ofertada na disciplina de Matemática na licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública paulista durante o ensino remoto. Como referencial teórico, mobilizamos autores localizados no mapeamento bibliográfico do estudo e que constituem panorama geral da realização do ensino remoto a partir do viés teórico-metodológico da área. A metodologia adotada é compreendida como um estudo qualitativo em educação, sendo que a etapa descrita neste artigo se refere à análise do questionário desenvolvido com alunos da disciplina por meio do Google Formulários para verificar suas percepções acerca da formação no contexto da pandemia. Como resultados, entendemos que os discentes do caso analisado enfrentaram diversos desafios, mas também apontaram possibilidades de formação via ensino remoto. Por fim, destacamos a escassez de trabalhos de natureza como o que desenvolvemos, que se dispõem a entender a formação para o ensino de Matemática dos pedagogos em tempos de COVID-19, e ressaltamos a importância de pesquisas como a que é descrita aqui para entender estas especificidades e as implicações de "formar professores em casa".

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos - SP

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) de Presidente Prudente-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar); Líder e fundador do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022