FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO REMOTO
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Resumo
O trabalho trata-se de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica (IC), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que buscou compreender como se deu a formação ofertada na disciplina de Matemática na licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública paulista durante o ensino remoto. Como referencial teórico, mobilizamos autores localizados no mapeamento bibliográfico do estudo e que constituem panorama geral da realização do ensino remoto a partir do viés teórico-metodológico da área. A metodologia adotada é compreendida como um estudo qualitativo em educação, sendo que a etapa descrita neste artigo se refere à análise do questionário desenvolvido com alunos da disciplina por meio do Google Formulários para verificar suas percepções acerca da formação no contexto da pandemia. Como resultados, entendemos que os discentes do caso analisado enfrentaram diversos desafios, mas também apontaram possibilidades de formação via ensino remoto. Por fim, destacamos a escassez de trabalhos de natureza como o que desenvolvemos, que se dispõem a entender a formação para o ensino de Matemática dos pedagogos em tempos de COVID-19, e ressaltamos a importância de pesquisas como a que é descrita aqui para entender estas especificidades e as implicações de "formar professores em casa".