O QUE DIZEM INVESTIGAÇÕES ACERCA DE "NARRATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" E "GRUPOS COLABORATIVOS"? UMA REVISÃO DA LITERATURA NA BDTD E CAPES (2010-2020)

  • Luciene Sousa Basso Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

O trabalho é fruto de um recorte da pesquisa de mestrado, em desenvolvimento pela primeira autora, junto ao PPGEduMat/UFMS na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". A metodologia se insere nos estudos qualitativos, do tipo estado da arte, ao mapear pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo estas defendidas e indexadas no período de 2010 a 2020. Entre os trabalhos elegidos para apreciação dos resultados, buscou-se uma categorização de "para onde os estudos nos orientam" na perspectiva de apontar quais caminhos, resultados e propostas foram obtidos, como também suas contribuições para o aprimoramento da investigação que estamos a desenvolver acerca das narrativas de professoras egressas de um grupo colaborativo em Educação Matemática nos anos iniciais. Apoiados nas análises, é possível afirmar que trabalho em contextos colaborativos apresenta-se, nos últimos anos, como alternativa de formação continuada de professores(as), pautados em reflexões que contribuem ao desenvolvimento profissional e a validação de saberes e fazeres relacionados à Matemática e que o campo das narrativas apresenta-se como metodologia e referencial teórico que procura perceber sentidos/experiências nos espaços-tempos de aprendizagens coletivas e individuais. 

Biografia do Autor

Luciene Sousa Basso, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda do Programa de Pós graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2022), Graduada em Letras - Faculdades Integradas de Naviraí (2009); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013), Especialização em Psicopedagogia Abrangência Institucional e Clínica - Univale (2014), Especialização em Educação Infantil - Práticas na sala de aula - Faculdade Unina  (2019), Especialização em Educação Especial - Ucam (2022). Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2017), Integrante do TA'ARÕMBY - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade da UFMS /CPNV e Grupo Mancala - Grupo de Estudos Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente (CNPQ/UFSCAR). 

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) de Presidente Prudente-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar); Líder e fundador do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022