O QUE DIZEM INVESTIGAÇÕES ACERCA DE "NARRATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" E "GRUPOS COLABORATIVOS"? UMA REVISÃO DA LITERATURA NA BDTD E CAPES (2010-2020)
Resumo
O trabalho é fruto de um recorte da pesquisa de mestrado, em desenvolvimento pela primeira autora, junto ao PPGEduMat/UFMS na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". A metodologia se insere nos estudos qualitativos, do tipo estado da arte, ao mapear pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo estas defendidas e indexadas no período de 2010 a 2020. Entre os trabalhos elegidos para apreciação dos resultados, buscou-se uma categorização de "para onde os estudos nos orientam" na perspectiva de apontar quais caminhos, resultados e propostas foram obtidos, como também suas contribuições para o aprimoramento da investigação que estamos a desenvolver acerca das narrativas de professoras egressas de um grupo colaborativo em Educação Matemática nos anos iniciais. Apoiados nas análises, é possível afirmar que trabalho em contextos colaborativos apresenta-se, nos últimos anos, como alternativa de formação continuada de professores(as), pautados em reflexões que contribuem ao desenvolvimento profissional e a validação de saberes e fazeres relacionados à Matemática e que o campo das narrativas apresenta-se como metodologia e referencial teórico que procura perceber sentidos/experiências nos espaços-tempos de aprendizagens coletivas e individuais.