O DESVELAR DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA (2010 a 2020)

  • Lenita Dreyer
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Resumo

Este trabalho apresenta produções acadêmicas localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2010 a 2020. O objetivo foi mapear teses e dissertações que convergem com a temática do estudo de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, intitulado "Opção de carreira e as atitudes em relação à Matemática de alunos ingressantes na Universidade: o caso da UFMS, Câmpus de Naviraí". O referencial teórico para o tratamento das discussões contempla o campo da Psicologia da Educação Matemática e a formação de atitudes. Foi utilizada a metodologia qualitativa com uma abordagem do tipo "Estado da Arte", envolvendo o descritor "Atitudes em Relação à Matemática". Como resultado, verificou-se que as pesquisas apontam que os sujeitos com atitudes mais positivas em relação à disciplina tendem a apresentar melhor desempenho nesta, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Dada a natureza dos contextos, objetivos, abordagens e principais resultados das teses e dissertações mapeadas, a experiência deste artigo demonstrou-se importante contributo ao debate teórico-metodológico da área

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) de Presidente Prudente-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar); Líder e fundador do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Publicado
2023-02-02
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022