O DESVELAR DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA (2010 a 2020)
Resumo
Este trabalho apresenta produções acadêmicas localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2010 a 2020. O objetivo foi mapear teses e dissertações que convergem com a temática do estudo de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, intitulado "Opção de carreira e as atitudes em relação à Matemática de alunos ingressantes na Universidade: o caso da UFMS, Câmpus de Naviraí". O referencial teórico para o tratamento das discussões contempla o campo da Psicologia da Educação Matemática e a formação de atitudes. Foi utilizada a metodologia qualitativa com uma abordagem do tipo "Estado da Arte", envolvendo o descritor "Atitudes em Relação à Matemática". Como resultado, verificou-se que as pesquisas apontam que os sujeitos com atitudes mais positivas em relação à disciplina tendem a apresentar melhor desempenho nesta, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Dada a natureza dos contextos, objetivos, abordagens e principais resultados das teses e dissertações mapeadas, a experiência deste artigo demonstrou-se importante contributo ao debate teórico-metodológico da área