A PRODUÇÃO STRICTO SENSU SOBRE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

  • Andressa Florcena Gama da Costa UFMS

Resumo

A produção deste artigo tem origem a partir dos resultados de uma pesquisa de doutorado, concluída em 2022, no programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Presidente Prudente – SP. A pesquisa procurou responder qual o papel exercido pelo curso de licenciatura e a instituição escolar na forma como os professores formados em Pedagogia enfrentam os dilemas do início da carreira, sobretudo para ensinar Matemática, que possibilitam perspectivas de desenvolvimento profissional? Este artigo trata dos resultados do mapeamento da produção acadêmica (teses e dissertações), entre os anos de 2013 a 2021, no que refere aos professores iniciantes que ensinam Matemática. De acordo com a base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), apenas 3% das pesquisas retratam a temática escolhida. As pesquisas encontradas evidenciam aspectos dos cursos de licenciatura e da prática dos professores iniciantes. Outra questão que emerge como resultado são as lacunas e possibilidades investigativas para o campo da formação de professores.

Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022