Atendimento Atendimento Educacional Especializado?! Reforço escolar ou serviço de apoio para alunos com deficiência visual?
Resumo
Neste artigo, trazemos recorte uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, que buscou compreender como a Educação (Matemática) Inclusiva se configura no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência visual na rede Estadual de Ensino em Campo Grande/MS. Como o AEE deve acontecer? É preciso voltar ao início das discussões, refazer o caminho percorrido pela Educação Especial até chegar a era da educação Inclusiva, bem como, quais legislações contribuíram para fortalecer o movimento da Inclusão, em que a educação é um direito inerente a todos os indivíduos. Utilizamos como base a pesquisa de cunho etnográfico, visto que, nos apropriamos de algumas técnicas da Etnografia, como: observação participante, entrevistas e uma caderno de campo. A partir das cinco entrevistas realizadas, surgiram as narrativas que propiciaram a construção das análises. Entretanto, neste artigo apresentaremos algumas compreensões sobre o AEE e o tipo de serviço que deve ser ofertado quando falamos de Matemática. Logo, observamos que o AEE é entendido como reforço por alunos com deficiência visual, por ser o espaço em que conseguem entender os conteúdos ministrados na sala de aula comum, pois quando adaptados tornam-se mais entendíveis, como é o caso da Matemática, quando trabalhada mais próximo do concreto.