Atendimento Atendimento Educacional Especializado?! Reforço escolar ou serviço de apoio para alunos com deficiência visual?

  • Joyce Braga UFMS
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa UFMS

Resumo

Neste artigo, trazemos recorte uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, que buscou compreender como a Educação (Matemática) Inclusiva se configura no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência visual na rede Estadual de Ensino em Campo Grande/MS.  Como o AEE deve acontecer? É preciso voltar ao início das discussões, refazer o caminho percorrido pela Educação Especial até chegar a era da educação Inclusiva, bem como, quais legislações contribuíram para fortalecer o movimento da Inclusão, em que a educação é um direito inerente a todos os indivíduos. Utilizamos como base a pesquisa de cunho etnográfico, visto que, nos apropriamos de algumas técnicas da Etnografia, como: observação participante, entrevistas e uma caderno de campo. A partir das cinco entrevistas realizadas, surgiram as narrativas que propiciaram a construção das análises. Entretanto, neste artigo apresentaremos algumas compreensões sobre o AEE e o tipo de serviço que deve ser ofertado quando falamos de Matemática. Logo, observamos que o AEE é entendido como reforço por alunos com deficiência visual, por ser o espaço em que conseguem entender os conteúdos ministrados na sala de aula comum, pois quando adaptados tornam-se mais entendíveis, como é o caso da Matemática, quando trabalhada mais próximo do concreto.

Publicado
2023-05-29
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022