APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFGD
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa que esta sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciência e Matemática (PPGECMat) da Universidade Federal a Grande Dourados (UFGD), está ancorado na linha 2 de pesquisa, referente ao Ensino e a Aprendizagem das Ciências e Matemática. Diante disso, este trabalho considera a aprendizagem um processo complexo, pois há vários fatores e situações que podem definir se o aluno realmente vai aprender o conteúdo, então é importante levar em consideração todos os aspectos didáticos envolvidos na sala de aula, tal como, realidade do aluno, o ambiente em que ele se encontra, materiais didáticos, concepções dos professores, metodologias de ensino, entre várias outras coisas. No ensino superior também encontramos todas essas dificuldades. Nesse sentido, autores como (MASOLA) e (SARAVALI), deixam isso bem evidente, ao tecerem críticas relacionadas a aprendizagem nas licenciaturas em matemática. Os autores apontam o fato de as disciplinas que tem como característica o conceito matemático como fim, serem trabalhadas apenas utilizando o ensino diretivo, o chamado ensino tradicional vigente (ETV). Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender e descrever os processos de aprendizagem matemática de futuros professores participantes de uma disciplina em um curso de licenciatura em Matemática. Para atender tal pesquisa, utilizaremos como referencial teórico e metodológico, a psicanálise lacaniana, que irá fundamentar o conceito de aprendizagem que abordaremos. Para desenvolver essa pesquisa foi escolhida a abordagem qualitativa, e utilizaremos como procedimentos metodológicos a pesquisa-acão. Em nossa proposta os dados serão produzidos com acadêmicos participantes de uma disciplina de graduação no curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A disciplina será organizada a partir de uma metodologia fundamentada na psicanálise lacaniana, a assimilação solidária, que consiste em dar ênfase para todo o processo de produção do aluno, e não somente para o resultado final. Ela propõe que frequentemente o aluno fale para os colegas o que ele está aprendendo, fazendo com que ele possa adquirir novos significantes, Cabral (2015), conceito apresentado por Lacan (1973). Para produção dos dados será utilizada primeiramente o caderno de campo, que auxilia o pesquisador a anotar considerações que ele julga importante para o trabalho, anotando qualquer informação que será passível de alguma analise posteriormente. Será utilizado também gravações em imagens e áudio para registrar falas dos alunos. Esperamos que essa pesquisa possa contribuir para a discussão de como uma metodologia de ensino alternativa pode auxiliar no processo de aprendizagem, e então, que possa contribuir para que os professores reflitam de que maneira ocorre o processo de aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles possam pensar se o modo como ele está conduzindo suas aulas, contribui para aprendizagem matemática. Com base nisso, buscaremos levantar reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores, com o intuito de provocar uma discussão que permeia o processo de aprendizagem relacionando com metodologias de ensino alternativas para disciplinas não pedagógicas no ensino superior.