O MANUAL DIDÁTICO CHILENO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

  • João Pedro UFGD / Aluno de Pós Graduação
  • Edvonete Professora Adjunta da FAED/UFGD

Resumo

O livro didático é uma importante ferramenta pedagógica frequentemente utilizada pelos professores de Matemática. O livro do professor apresenta o manual didático, definido como um recurso que norteia as possíveis maneiras de trabalhar suas atividades. Constitui-se como um mediador essencial para o processo de ensino e aprendizagem, pois existem informações, estratégias, elementos e teorias que permite uma autoformação ao professor. (FERNANDES; GONÇALVES; 2009). Assim, esta pesquisa de mestrado terá por objetivo identificar como o manual didático chileno para os anos iniciais do Ensino Fundamental aprimora o conhecimento especializado do professor que ensina matemática, em consonância com as suas orientações, concepções curriculares e metodológicas. Este trabalho, de cunho qualitativo, será realizado por meio de investigação documental. Esta metodologia constitui-se de grande valia, pelo fato de auxiliar na busca, coleta e complementação de informações que possuem níveis elevados de importância, além de permitir novos temas para investigação, direta ou indiretamente relacionados com o foco da presente pesquisa. O livro pode definir-se como documento pelo fato de ser um material que contém dados de fonte primária, podendo assim ser tratado para coleta de informações (LUDKE; ANDRÉ, 2013). A análise centrará no manual da coleção Sumo Primero (2020), autoria do Ministerio de Educación de Chile, para os quatro primeiros anos da Educação Básica, pelo fato de esta ser distribuída recentemente nas instituições públicas do país. Como base teórica, utilizaremos Carrillo-Yañez et al. (2018), o qual propôs o modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), classificando-o em dois domínios principais: Conhecimento Matemático (MK) e Conhecimento do Ensino e Aprendizagem de Matemática (PCK). Estes foram categorizados em três subdomínios, resultando, assim, em seis: Conhecimento de Tópicos Matemáticos (KoT), Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM), Conhecimento da Prática Matemática (KPM), Conhecimento de Características da Aprendizagem de Matemática (KFLM), Conhecimento do Ensino de Matemática (KMT) e Conhecimento de Parâmetros de Aprendizagem da Matemática (KMLS). Compreender estes conhecimentos, bem como a articulação entre eles, permite que o professor esteja melhor preparado para absorver as influências que definem sua conduta docente, podendo, consequentemente, possuir mais facilidades em traçar estratégias que terão como objetivos amenizar as dificuldades dos estudantes ao aprender matemática. Assim, ao estudarmos e analisarmos a coleção de livros mencionada, primeiramente realizaremos uma leitura na íntegra de todas suas especificações metodológicas. Posteriormente, categorizaremos os trechos indicados pelo manual conforme as normas do MTSK, elaborando tabelas com os dados e enumerando-as por ordem, com o propósito de observar quais os subdomínios se destacarão, concluindo, assim, quais as suas principais influências na prática docente do professor de matemática, sintetizando algumas considerações ao longo do trabalho. Por fim, espera-se que este trabalho possa refletir na formação de professores e permitir uma conexão entre os manuais didáticos chilenos e brasileiros, de forma que também se constitua como auxílio e ampliação de pesquisas futuras.

Publicado
2023-02-02
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVI SESEMAT - 2022