SABERES PROFISSIONAIS DO ENSINO DE FRAÇÃO NO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA

  • Diogo Ferreira Jandrey Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Coesta dos Santos Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Este breve resumo é um esboço, que venho elaborando, discutindo e analisando, para a definição de uma tese. A partir dos estudos já desenvolvidos no mestrado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tomei como objeto de pesquisa o ensino de fração. Busco responder a seguinte questão de pesquisa: Como era realizada a articulação entre a matemática a ensinar fração e a matemática para ensinar fração no Movimento da Matemática Moderna?  Para o objetivo geral desta pesquisa, temos: Analisar os saberes profissionais sobre fração durante o Movimento da Matemática Moderna. Elenco os seguintes objetivos específicos: Identificar os diferentes significados adotados no tratamento do conteúdo de fração durante o MMM e; Caracterizar a articulação dos saberes profissionais para o ensino de fração no período do MMM. 

Publicado
2023-02-02
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVI SESEMAT - 2022