MATEMÁTICA E FOTOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • INGRIDY MARIA MIRANDOLA SANTOS UFGD

Resumo

Em um curso de Licenciatura, o Estágio Supervisionado é a etapa em que o futuro professor vivencia atividades profissionais em contextos reais de trabalhos. A forma que o Estágio acontece, em virtude de proporcionar uma relação direta entre universidade e escola, permite agregar conhecimentos ao futuro professor por parte de ambas instituições. Por um lado, a universidade oferece a possibilidade de estudar o que a literatura da área apresenta sobre a prática docente, por meio de debates de situações de sala de aula e da análise das diferentes abordagens educacionais que se apresentam nos últimos anos.

Por outro lado, é na prática, que o futuro professor poderá ter experiências propriamente ligadas ao contexto da escola e terá que lidar com elas. Pimenta e Lima (2008) traz sua visão sobre Estágio e ressalta que ele tem como finalidade propiciar ao estudante da Licenciatura uma aproximação com a realidade que futuramente irá atuar.

Na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio II, ofertada no curso de Licenciatura em Matemática, pela UFGD, desenvolvido nas turmas de 2° e 3° ano do Ensino Médio, os futuros professores matriculados desenvolveram suas atividades de Estágio no contexto do Novo Ensino Médio. O Novo Ensino Médio propõe os itinerários formativos, que segundo o Ministério da Educação (MEC), se trata de conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

As atividades do Estágio foram desenvolvidas na Unidade Curricular I, que faz parte desse itinerário formativo dentro da Matemática e suas Tecnologias & Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sendo ela Modelagem Matemática, que de modo geral podemos dizer que o objetivo dessa disciplina é uma estratégia de ensino que relaciona as situações diárias dos alunos associando com conteúdo dentro da matemática

Uma das exigências nesse período de Estágio, além do tempo de aulas na faculdade há também as observações na escola, assim como temos que cumprir a carga horaria de regência. A partir do que foi observado nas aulas de modelagem matemática dessa disciplina, o professor da turma e supervisor de Estágio, desenvolveu suas atividades de forma que os próprios alunos escolhiam uma situação da realidade que gostassem para construção de um modelo matemático. Por exemplo, alguns grupos associaram a Matemática com redes sociais, Matemática e aviação, várias associações com a Matemática foram vistas nessa disciplina. Para o desenvolvimento da regência, de modo a assumir a mesma metodologia que o professor estava utilizando com eles, associei a matemática com a fotografia. Essa relação permitiu a abordagem dos conceitos de simetria presente nas imagens fotografadas. Para tanto, o planejamento foi de suma importância para ter em mente o que acontecerá em sala de aula, pois por meio dele antecipamos várias questões, o tempo, a metodologia, os equipamentos que se irão utilizar.

Ministrar minha regência na disciplina de modelagem matemática, mudou completamente minha visão sobre o papel do aluno em sala, pois ali ele assumiu o papel importante, diferente de quando é ministrada uma aula de matemática no modelo convencional, pois aqui nessa disciplina é necessária a troca de conhecimentos entre professor e aluno. Os alunos manifestaram pensamentos críticos, revelando ideias além do convencional, assim possibilitando novas descobertas na realização das atividades, na regência foram abordados simetria no contexto da geometria e associando simetria dentro da geometria, com a fotografia, sendo apresentados alguns tipos de simetria, sendo elas a simetria de reflexão, translação e rotação. Uma situação interessante que aconteceu por meio da interação dos alunos foi que além de encontrarem a matemática presente na fotografia, alguns alunos conseguiram associar outras áreas com a fotografia, que no caso era a simetria o assunto matemático abordado na regência, associando com a física.

Portanto, nota-se como é imprescindível que professores que estão iniciando na profissão, onde se encontram na fase final dos Estágios no ensino médio, possam ter a oportunidade de conhecer na prática as mudanças do Novo Ensino Médio, já que ao iniciar sua atuação na Educação Básica, irá se deparar com essa nova realidade, e conhecer quando universitário, possibilitam realizar atividades como essa que exigem conhecimentos sobre a modelagem matemática, permitem-lhe chegar mais preparados para desenvolver suas aulas.

Publicado
2023-01-30
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVI SESEMAT - 2022