EM BUSCA DE PESQUISAS SOBRE FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PÚBLICOS PAULISTAS (2011-2021)

  • Cicero Augusto dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • KLINGER TEODORO CIRÍACO Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Relatamos, no presente artigo, encaminhamentos e resultados da primeira etapa de uma dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". O objetivo deste texto é apresentar o que dizem teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação de instituições públicas do estado de São Paulo acerca do descritor "Formação de formadores". A justificativa para eleger este descritor está pautada no fato de que, na investigação em curso, estamos pesquisando a identidade de professores(as) que ensinam Matemática em cursos de Pedagogia. No referencial teórico mobilizamos autores que discutem identidade, formação de professores(as) e o campo da Educação Matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa do tipo "Estado da Arte", na qual mapeamos estudos que nos antecederam na tentativa de localizar a produção do conhecimento paulista cerca da temática. Nas conclusões apresentamos a importância de nossa investigação frente a pouca produção acadêmica científica sobre os(as) formadores(as) que atuam em cursos de Pedagogia, situação esta que reforma a necessidade de investimentos de estudos na área.

Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022