PROFESSORES INICIANTES E A MATEMÁTICA – O PROCESSO DE MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2012 a 2021)

  • Maiko Ferreira da Silva UFMS
  • Klinger Teodoro Ciríaco

Resumo

Relatamos resultados do processo de mapeamento de teses e dissertações, primeira etapa da pesquisa de mestrado em Educação Matemática do primeiro autor vinculada ao PPGEduMat/UFMS. O foco da investigação em curso é analisar as necessidades formativas de professores iniciantes em Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, para tanto, julgamos pertinente perceber, a partir da revisão de literatura, como o processo de iniciação profissional é caracterizado pela produção do conhecimento da área. Ciríaco (2016), em sua tese de doutorado, ao analisar as dificuldades das professoras iniciantes, verifica a falta de apoio pedagógico em relação às suas necessidades formativas, reforça-se a criação de espaços para que examinem o que os docentes sabem e o que pensam "de" e "sobre" Matemática na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento profissional por meio da experiência que apresenta a possibilidade de aprendizagem de docência, a partir da interação com o outro. Sendo assim, a carreira de um professor envolve e perpassa a formação de um ciclo de vida profissional o que, para o autor, é notável pelas experiências vivenciadas no espaço escolar e ainda ao longo do desenvolvimento fases/etapas que compõem a construção de tal processo. No mapeamento empreendido junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os descritores de busca que adotamos foram: "Professores Iniciantes"; "Início da Docência" e "Necessidades Formativas". O procedimento metodológico para o tratamento dos dados angariados apresenta proximidade com os estudos do tipo "Estado da Arte" (FERREIRA, 2002). A busca ocorreu no período de 16 a 25 de Abril de 2022, tendo como período de referência a última década (2012 a 2021). A pesquisa foi feita primeiro na CAPES e, posteriormente, na BDTD. Como a CAPES foi a primeira base consultada, os trabalhos encontrados em duplicidade não foram contabilizados como válidos para contagem na BDTD. Analisando todos os descritores, na CAPES, obtivemos um quantitativo de 675 trabalhos. Na BDTD localizamos 292 no mesmo período de referência. Diante do exposto, concluímos que por mais que a CAPES traga um percentual maior de pesquisas indexadas, há a necessidade de olhar as duas bases e desconsiderar a duplicidade é válida, pois pudemos verificar que existem trabalhos que não são comuns nas bases, por isso torna-se relevante mapear as produções nestas. Além disso, ao nos aproximarmos de modo mais específico dos resumos das teses e dissertações, com base na leitura fluente destes, percebemos que a pesquisa com professores que ensinam Matemática em início de carreira, egressos da licenciatura em Pedagogia, ainda é pouco explorada, o que sinaliza para o quão importante é um estudo específico sobre as necessidades dos docentes que estão aprendendo a ensinar. Em termos de resultados, perspectivamos que o contato com a produção do conhecimento do início da docência poderá fornecer pistas para levantar indicadores de atuação no âmbito da formação inicial e continuada de professores na tentativa de amenizar o impacto do "choque com o real", da "sobrevivência" e da "descoberta", sentimentos/características comuns dos primeiros anos da profissão.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) de Presidente Prudente-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar); Líder e fundador do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Publicado
2023-02-02
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVI SESEMAT - 2022