O QUE REVELAM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010 A 2021)?

  • Vitória Elena Casaburi Universidade Federal de São Carlos
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar São Carlos - SP

Resumo

Este trabalho refere-se a um recorte de uma investigação de Iniciação Científica que visa investigar o lugar da Matemática na Educação Infantil na formação inicial de professores(as), especificamente no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com destaque para a percepção dos(as) estudantes concluintes. O artigo tem como foco apresentar o que dizem teses e dissertações sobre a formação inicial de professores(as) e a Matemática na Educação Infantil e, para este fim, adotamos o procedimento do tipo "Estado da Arte" (FERREIRA, 2002) para mapear produções junto a duas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos de 2010 a 2021. O referencial teórico mobiliza autores que discutem a organização do trabalho pedagógico com noções matemáticas com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Em termos de resultados, é possível perceber que ainda há poucos trabalhos que focam Matemática na Educação Infantil, principalmente aqueles que correlacionam a formação de professores(as) e os saberes necessários para a docência em Educação Matemática na infância.   

 

Palavras-chave: Mapeamento; Formação Inicial de Professores(as); Pedagogia Matemática na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar São Carlos - SP

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) de Presidente Prudente-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar); Líder e fundador do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Publicado
2023-02-02
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022