LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE PESQUISAS PUBLICADAS NOS ANAIS DO SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (SESEMAT/UFMS) QUE UTILIZARAM A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar dentre as pesquisas publicadas nos anais do evento, SESEMAT/UFMS, Comunicação Oral e Pôster, que utilizaram a Modelagem Matemática como estratégia para o ensino e a aprendizagem de Matemática nos diferentes níveis de ensino, quais as concepções mais utilizadas como aporte teórico, na construção e composição desses estudos, e os seus objetivos norteadores. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico na página do evento, a partir dos descritores “Modelagem Matemática”. Foram identificados trabalhos, sendo Comunicações Orais, e Pôsteres, publicados desde a terceira edição até a 15.ª edição. Assim, este estudo foi de cunho qualitativo com aspectos de pesquisas exploratórias, onde foram incluídas definições de estratégias de buscas, bem como foram analisados alguns dados relevantes sobre as pesquisas selecionadas. Como resultado podemos observar que, embora tenha ocorrido, nas últimas edições, o crescimento de publicações no evento sobre a temática proposta, este número tem oscilado em cada edição. No que tange as concepções utilizadas pelos pesquisadores, notamos que estas são utilizadas conforme o objetivo de cada pesquisador, se apoiando naquela que, em seu entendimento, possibilita atender os seus interesses de pesquisa.

Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022