O O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA COVID 19: com a palavra um professor atuante

  • ALISSON RENAN WEBER UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

Resumo

Quando o assunto em questão são as tecnologias digitais, percebemos que a cada dia que passa, elas se tornam cada vez mais importantes tanto para comunicação entre pessoas quanto para educação. Presenciamos um aumento do uso das tecnologias digitais em todas as áreas da sociedade quando estávamos no período da pandemia do COVID-19, pois o único meio de comunicação foi através das tecnologias digitais, devido que a OMS (Organização Mundial da Saúde) orientou o distanciamento social e com isso as escolas foram fechadas e o ensino se tornou remoto, ou seja, não presencial e assim tivemos que nos adaptar com o que estava ao nosso alcance. Com isso, percebemos a importância do uso das tecnologias digitais em nossa aprendizagem por meio de ferramentas digitais, pois uma vez que estávamos no ensino remoto e a partir do primeiro semestre de 2021, quase todas as instituições de ensino retornaram o ensino presencial, porém nos questionamos se após o período de ensino remoto em que várias tecnologias digitais foram utilizadas pelos professores, que contribuições elas trouxeram para ensino presencial? Diante disso, estamos realizando uma pesquisa no âmbito do Programa de Iniciação Científica (identificação), de caráter qualitativo com o objetivo de identificar quais foram às contribuições das tecnologias digitais utilizadas para o ensino da matemática no período da pandemia para o ensino presencial. Para isso, foi elaborado um roteiro para uma entrevista semi-estruturada e realizada com um professor que denominaremos com um codinome Jorge que no momento da entrevista coordenava a área de matemática da secretaria municipal de educação do município de (identificação). A entrevista foi realizada por meio da plataforma Google Meet, e para termos um direcionamento durante a entrevista, utilizamos o roteiro elaborado sobre os assuntos da pesquisa, a fim de atingir o objetivo. As falas de Jorge serão analisadas a partir dos conhecimentos do TPACK, pois é um conceito na teoria educacional. O Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo – TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), foi desenvolvido por Misha e Koehler (2005), e busca aproximar o ensino e a tecnologia, fazendo com que professores tenham conhecimento da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs em suas aulas. O TPACK engloba o ensino de conteúdos curriculares utilizando técnicas pedagógicas, métodos ou estratégias de ensino, que utilizam tecnologias digitais para ensinar o conteúdo de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos. Diante disso, considerando que as TICs podem contribuir para o ensino de matemática e pode ajudar os alunos a desenvolver novas epistemologias ou fortalecer as existentes, representando a máxima conexão entre os sistemas teóricos que compõem o framework proposto por Mishra e Koehler. Com os resultados desta proposta será possível apontar quais conhecimentos os professores possuem sobre as tecnologias digitais e se houve contribuições dela para o ensino de matemática nas escolas públicas de Ensino de (identificação) durante e pós pandemia COVID 19. E partir disso, possa propor parcerias de trabalho com as escolas públicas de Educação Básica dessa cidade. Com este trabalho buscaremos também fortalecer a parceria universidade e escola, propiciando o convívio de acadêmicos em seus futuros espaços de trabalho.

Publicado
2023-01-30
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVI SESEMAT - 2022