ENCONTROS E ENCANTOS COM A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
Este estudo é parte da produção de dados vinculada a uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), junto a linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". O objetivo deste artigo é identificar como a disciplina "Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática" influenciou ou reforçou as "Atitudes em relação à Matemática" das estudantes do 4º semestre de Pedagogia da Faculdade de Educação da FAED/UFMS. Para este fim, o estudo enquadra-se como uma pesquisa qualitativa e a produção de dados ocorreu no segundo semestre de 2019, no qual utilizamos como instrumento dois questionários respondidos via Google Formulários, um aplicado no início da disciplina e outro ao final. O aporte teórico fundamenta-se no campo da Psicologia da Educação Matemática em uma interlocução com o campo da formação inicial de professores. Por meio destes questionários foi possível observar que as práticas e metodologias utilizadas na disciplina, ao mesmo tempo quais estratégias didático-pedagógicas da formadora contribuíram para uma mudança de Atitudes das futuras professoras.