ENCONTROS E ENCANTOS COM A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Cíntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida Universidade de São Paulo - USP
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar São Carlos SP

Resumo

Este estudo é parte da produção de dados vinculada a uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), junto a linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". O objetivo deste artigo é identificar como a disciplina "Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática" influenciou ou reforçou as "Atitudes em relação à Matemática" das estudantes do 4º semestre de Pedagogia da Faculdade de Educação da FAED/UFMS. Para este fim, o estudo enquadra-se como uma pesquisa qualitativa e a produção de dados ocorreu no segundo semestre de 2019, no qual utilizamos como instrumento dois questionários respondidos via Google Formulários, um aplicado no início da disciplina e outro ao final. O aporte teórico fundamenta-se no campo da Psicologia da Educação Matemática em uma interlocução com o campo da formação inicial de professores. Por meio destes questionários foi possível observar que as práticas e metodologias utilizadas na disciplina, ao mesmo tempo quais estratégias didático-pedagógicas da formadora contribuíram para uma mudança de Atitudes das futuras professoras.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar São Carlos SP

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) de Presidente Prudente-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar); Líder e fundador do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Publicado
2023-02-02
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022