EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DIVERSIDADE NA/PARA A INFÂNCIA

A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL POR MEIO DE HISTÓRIAS INFANTIS

Resumo

O estudo está vinculado a uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE), ofertada por uma Universidade Federal do interior de São Paulo. ACIEPE’s são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação dos alunos da referida Universidade que visam integrar o tripé universitário, com duração semestral de 60 horas. Os encontros ocorreram de janeiro a abril de 2022, via Google Meet, com duração média de duas horas, aos sábados, no período vespertino, tendo em vista a pandemia da COVID-19. Atualmente, boa parte das crianças estão inseridas no mundo tecnológico e, comumente, demonstram facilidade em lidar com as tecnologias digitais. Neste sentido, com a escrita do resumo ora apresentado, objetivamos divulgar experiências/conhecimentos relacionados com a Matemática e Diversidade para a Educação Infantil, por meio de conteúdos audiovisuais, produto da ACIEPE. Referente às questões metodológicas, a produção de dados transcorreu por meio de relato de experiência com base na participação nos encontros na extensão, os quais propiciaram a apropriação de recursos para gravação e edição de vídeos aos participantes. Utilizamos para discussão nos encontros, autores como Azevedo e Ciríaco (2021) e Lorenzato (2006) que discorrem sobre o conhecimento matemático na Educação Infantil e ainda Borba (2013) e Oechsler, Fontes e Borba (2017) que escrevem sobre a produção de vídeos na Educação Básica. Os participantes foram estudantes de graduação, professores universitários e da Educação Básica, além de mestrandos e doutorandos de três regiões do Brasil: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Para produção dos dados, realizamos a tradução/adaptação do vídeo "Por cuatro esquinitas de nada'', de Jérôme Ruillier, Editorial Juventud. Buscamos trabalhar os conhecimentos de Espaço e Forma (Geometria), bem como aspectos ligados à Inclusão e Diversidade. A título de contextualização, descrevemos a sinopse da história: Pedro tem o formato, que se parece, com um quadrado, e brinca com seus amigos com os corpos semelhantes ao círculo (redondos). Eles vão entrar na casa de brinquedos para brincar, porque nela existem vários brinquedos com diferentes formas e tamanhos. Mas a porta da casa é redonda e Pedro não consegue entrar porque tem as características definidoras de um quadrado. Pensando em ajudar, seus amigos redondos, sugerem cortar Pedro, no entanto, percebem que não é Pedro que deve adequar-se ao ambiente e, sim o contrário. Chegam a uma solução que respeita as especificidades de Pedro; cortam quatro cantinhos da porta. E isso faz com que Pedro possa entrar na casa de brinquedos e se divertir com seus amigos. Nas considerações finais, com base nos dados expostos e as vivências nos encontros e produção do vídeo, evidenciamos a possibilidade de utilizar a exploração matemática (AZEVEDO; CIRÍACO, 2021) por meio de recursos audiovisuais, para ampliar os conhecimentos das crianças nesta área. Ressaltamos que o uso da tecnologia, não é apenas para entretenimento, mas que requer formação, ou seja, saber em como/quando utilizá-la, a fim de promover uma educação e aprendizagem significativa para as crianças da Educação Infantil. A história que contamos no vídeo, busca explorar a linguagem matemática (SMOLE, 2003) na área de Espaço e Forma (Geometria) e demonstrar aspectos da Inclusão e Diversidade, que podem contribuir para o conhecimento matemático da/na Educação Infantil e ainda busca diminuir/superar preconceitos.

Biografia do Autor

Mariana Leite da Nóbrega, FCT/UNESP

Mestranda em Educação e Licenciada em Pedagogia com habilitação em Gestão Educacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente, São Paulo.  Integrante do MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) São Carlos - São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Presidente Prudente - São Paulo. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Integrante do MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) de Presidente Prudente-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar); Líder e fundador do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Publicado
2023-01-30
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVI SESEMAT - 2022