DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA APROPRIAÇÃO DO GEOGEBRA PELOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE LICUNGO EM MOÇAMBIQUE

  • Teodósio de Jesus Cosme Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Resumo: Neste artigo apresentamos alguns elementos de uma pesquisa de doutorado em andamento, que tem como objetivo investigar desafios e possibilidades da apropriação do GeoGebra por parte de professores do curso de licenciatura em ensino de matemática da Universidade Licungo em Moçambique. Será oferecida uma formação continuada para nove professores de Matemática que lecionam naquele curso o que nos permitirá estudar o processo de apropriação da tecnologia por estes docentes. Como principais referenciais teóricos adotamos a Abordagem Instrumental (RABARDEL, 1995) e a Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2008). O trabalho a ser desenvolvido com os professores seguirá a metodologia da Engenharia Didática (ARTIGUE, 1996), por favorecer a elaboração, realização e análise de sequências didáticas vivenciadas pelos participantes da formação. Assim, o trabalho realizado com os professores visa, por um lado, contribuir para o ensino de matemática por meio do software matemático (GeoGebra) e, por outro, oferecer elementos para que possamos investigar como os professores participantes da formação se apropriam da tecnologia em sua ação docente.

 Palavras-chave: GeoGebra; Abordagem Instrumental; Teoria das Situações Didáticas; Formação de Professores.

Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022