CARACTERIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS QUE ENVOLVEM O SENSO ESPACIAL NA INFÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE ARTIGOS PUBLICADOS NO ENEM
Resumo
O presente artigo foi escrito a partir da experiência de análise acerca do que dizem trabalhos publicados no
Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), especificamente aqueles que versam sobre o senso
espacial de crianças bem pequenas. Para este fim, adotamos como perspectiva metodológica o método do tipo
"Estado da Arte", seguindo os pressupostos de Ferreira (2012) para quem o mapeamento significa, dentre as
inúmeras percepções, também o fato de delimitar o tempo e espaço em determinados eventos ou base de dados.
Neste sentido, selecionamos o ENEM por acreditarmos que este é um evento de grande contribuição para a
comunidade de Educação Matemática brasileira, espaço de socialização de conhecimento este que reúne diversos
contextos pesquisas/experiências desenvolvidas nas cinco regiões do país. O referencial teórico que adotamos,
para o tratamento das questões didáticas acerca da temática em xeque, espera que o trabalho com a Geometria na
Educação Infantil desenvolva-se na perspectiva do senso espacial e, particularmente, entendemos que o senso
topológico é fundamental para as noções de lateralidade na infância. Por esta razão, defendemos que o currículo
de Matemática na Educação Infantil deve incorporar contextos do mundo real e este além dos números, sistema
de numeração e medidas precisa envolver trabalhos com a Geometria, área do conhecimento esta de suma
relevância para o desenvolvimento do pensamento matemático.