MARIA MONTESSORI E A FILOSOFIA MONTESSORIANA EM DOCUMENTOS HISTÓRICOS

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo enfocar a filosofia montessoriana e conhecer as premissas dessa vertente, a fim de colaborar para o trabalho a que temos nos dedicado: como se deu o processo de articulação entre a filosofia montessoriana e o ensino de matemática em uma escola montessoriana da capital sul-mato-grossense, visando identificar a produção de saberes de referência para a docência em matemática que trazem características dessa articulação. A partir da análise do prefácio e do sumário dos livros disponibilizados pelas fundadoras do Colégio Maria Montessori, tivemos os primeiros indícios sobre o legado dessa educadora neste Colégio. Utilizamos referenciais da história cultural, como Wagner Rodrigues Valente, para discutir saberes de referência da docência para ensinar matemática e Roger Chartier (1991), da apropriação e representação que propiciam a produção de saberes.

Publicado
2023-01-27
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022