PRIMEIROS MOVIMENTOS DE PESQUISA SOBRE A MATEMÁTICA DA ESCOLA SECUNDÁRIA EM MATO – GROSSO [1920 – 1941]

  • LUANA VIEIRA RAMALHO Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um primeiro de uma pesquisa sobre a matemática a mobilizada no ensino secundário no Lyceu Cuiabano localizado na cidade de Cuiabá em Mato Grosso. A referida pesquisa está delimitada à 1920 - 1941, período marcado por movimentos de reordenação social e de mudanças na estrutura do ensino público secundário. Assim, norteia-se pela seguinte questão: “Que matemática do ensino foi mobilizada na escola secundária mato-grossense no período de 1920 a 1941?” O referencial teórico-metodológico está embasado na perspectiva sócio-histórica, o que permite considerar os elementos: saber a ensinar e saber para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017); matemática a ensinar e matemática para ensinar (VALENTE, 2017); e matemática do ensino (MORAIS; BERTINI; VALENTE, 2020). Nesse contexto, privilegia como fontes documentos oficiais do período e manuais pedagógicos, os quais foram coletadas no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina na página do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (Ghemat/Brasil) e no Arquivo Público de Mato Grosso. As conjecturas de resultados para este estudo, é que ao interpretar a matemática nos manuais pedagógicos e documentos oficiais seja possível termos indícios de uma matemática que foi mobilizada como um saber próprio do docente que ensina matemática.

Publicado
2023-01-27
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022