EXPERIMENTAÇÕES DIFRATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: E O QUE MAIS, THEO?

Resumo

Este texto apresenta discussões em torno de problemáticas interessantes a uma pesquisa de doutorado em andamento, que objetiva problematizar processos de escolarização matemática frente aos modos infantes de ser/se tornar das crianças no espaço escolar. Sendo assim, tomamos a infância não como temática, mas como um modo de vida que arranha nossas interlocuções com o mundo, com a escola, a matemática, a pesquisa, e exploramos essas interferências, que as crianças potencialmente provocam, em um contexto teórico pós-humanista, difrativo. Em companhia do Theo, construímos uma narrativa que nos permite vacilar concepções normatizadas de infância e escola, provocando o espaço de uma aula de matemática via Google Meet, no período pandêmico, questionando as relações estabelecidas entre escola, professores, matemática, crianças, pesquisa e o que mais, Theo?

Biografia do Autor

Vivian Nantes Muniz Franco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2016). Membro do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa - HEMEP. Diretora executiva da Revista Perspectivas da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Publicado
2023-01-27
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022