CORPOS FOR[MATADOS] PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE EGRESSOS E PÓS-GRADUANDOS DESVIANTES
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa de mestrado em fase inicial que surgiu durante a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo objetivo foi identificar os discursos de pré-conceito e bullying sofridos por uma pessoa que se considera pertencente a grupos discriminados por conta do gênero e sexualidade (FREITAS, 2022). Além disso, após buscar pesquisas acadêmicas que relacionavam a Matemática à indivíduos que se identificam com gêneros ou sexualidades desviantes, as pessoas que se consideram pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Freitas (2022) percebe que poucos estudos falam sobre essa temática e que esse assunto deve ser mais discutido nessa área. Assim, a pesquisa de mestrado busca continuar o estudo iniciado no TCC, contribuir com os trabalhos que relacionem gênero, sexualidade e a Educação Matemática e expandir a visibilidade do tema. Nesse ínterim, para melhor compreensão do termo “desviante”, é necessário dizer que para essa pesquisa entendemos como sendo: “Aqueles e aquelas que transgridem as fronteiras de gênero ou de sexualidade” (LOURO, 2004, p. 87). Ainda, entendemos que os/as desviantes são pessoas que desviam do binarismo masculino/feminino posto pela heteronorma, que também considera a heterossexualidade como a única forma de se relacionar. Posto isso, nosso objetivo na pesquisa de mestrado é entender como pré-conceitos e bullying afetam/afetaram corpos de pós-graduandos e egressos em Educação Matemática que se consideram pertencentes à comunidade LGBTQIA+ ou que se identifiquem com gêneros ou sexualidades desviantes em sua trajetória acadêmica. Para isso, vamos utilizar a Pesquisa (Auto)biográfica como metodologia, pois acreditamos que por meio dela podemos realizar integrações e estruturações que interpretam espaços e a temporalidade dos indivíduos. Nesse contexto, optamos por utilizar as narrativas (auto)biográficas captadas por áudio e apresentadas em forma de podcast com o intuito de visibilizar a diversidade, haja vista que essa ferramenta é versátil e potente para captar as falas. Por fim, esperamos que a elaboração dessa pesquisa contribua com discussões que envolvam os indivíduos que se identificam com gêneros ou sexualidade desviantes na Educação Matemática, buscando combater processos de violência e discriminação, como a LGBTQIA+fobia, que afetam esses corpos que ultrapassam a fronteira heteronormativa posta pela sociedade. Ainda, gostaríamos de visibilizar as questões de gênero e sexualidade no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de Mato Grosso do Sul. Em consonância, também objetivamos contribuir com as pesquisas da área para que cada vez mais corpos, que são considerados desviantes, possam ocupar esse espaço dentro da pós-graduação e também para que possamos contribuir para uma Educação para todos, ou melhor, para TODES.