AUTISTA E CALEIDOSCÓPIO: [RE]CONHECENDO O AUTISMO
Resumo
A partir das pesquisas de mestrado dos autores, uma envolvendo o Transtorno do Espectro Autista - TEA e a outra a Geometria Fractal e o Caleidoscópio, neste artigo busca-se fazer algumas analogias entre o autista/autismo e o caleidoscópio. Essas aproximações vêm sendo discutida por autores como Demeterko e Somavilla (2021) que indicam o autismo a partir dessa analogia com o caleidoscópio e os autistas também vem se identificando a partir desse instrumento manipulável. Para isso, utiliza-se a abordagem qualitativa, o viés da Análise de Conteúdos e da Pesquisa Narrativa para se produzir e analisar os dados. Salienta-se que o texto foi escrito no formato de diálogo entre os autores-professores na tentativa de aproximar os leitores de uma conversa entre docentes da Educação Básica. Assim, espera-se que o artigo possa contribuir com o [re]conhecimento do autista no contexto escolar e contribuir para a inclusão de pessoas com deficiências nos espaços escolares da Educação Básica. Além disso, esperamos que o estranho, o diferente, venha ser reconhecido como normal no que tange ao formato do texto e principalmente ao autista.