A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 1990 A 2020
Resumo
O campo da Educação Matemática no Brasil, enquanto campo científico tal como conhecemos hoje, é resultado de um movimento intelectual que surgiu na segunda metade do século XX e foi oficializado na década de 1980. A este fenômeno pode ser atribuído a criação e expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), responsável pela maior parte da pesquisa científica desenvolvida no país. Conforme o Sistema de Informações Georreferenciadas (GEOCAPES), de 1998 a 2020, houve uma expansão do SNPG e, por consequência, do número de estudantes e trabalhos acadêmicos defendidos. Nesse sentido, buscamos analisar características do campo científico da Educação Matemática na microrregião do estado de Mato Grosso do Sul (MS) por meio das produções em educação matemática realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos durante o período compreendido entre os anos de 1990 e 2020. Os resultados parciais aqui apresentados compõem o nosso projeto de tese de doutorado, ainda em desenvolvimento, que se ampara nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural e de conceitos advindos da sociologia histórica, como os estudos sobre campo científico de Pierre Bourdieu (1983). Isto posto, com relação à composição do corpus de análise empírica da investigação, foi realizada a seleção dos trabalhos nos programas que se caracterizaram como potenciais produtores de pesquisa em educação matemática conforme as áreas de avaliação da CAPES em “Ensino”, “Educação” e “Psicologia”, justificados a partir da literatura existente sobre o tema, como nos indica o trabalho de Fiorentini (1994). Como bases de buscas destas produções, utilizamos as plataformas digitais dos programas de pós-graduação e suas respectivas instituições de ensino superior (IES); bibliotecas nacionais tais como Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); bibliotecas físicas das IES quando necessário. Ao todo, foram analisados 2.234 resumos em 13 programas de pós-graduação e destes, 238 trabalhos, entre teses e dissertações, foram selecionados. Com um total de 173 pesquisas, a área de Ensino foi a maior responsável pelas investigações em educação matemática no MS, seguida da área de Educação, com 64 produções e com apenas um trabalho selecionado, encontra-se a área de Psicologia. A justificativa deste resultado está relacionada a existência de um programa próprio em Educação Matemática, o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDUMAT-UFMS), que pertencente a área de Ensino. Os programas de pós-graduação das demais áreas investigadas, apesar de apresentarem números expressivos, principalmente com relação aos programas da área de Educação, como consequência do desenvolvimento de pesquisas em outras áreas do conhecimento, como era esperado, apresentam menos produções em educação matemática. Além disso, uma primeira análise dos dados nos mostra que no período estudado, houve um aumento expressivo no número de trabalhos que investigam o tema, resultado que se justifica também pela abertura de novos programas de pós-graduação neste período. Com base na investigação em desenvolvimento, podemos inferir que houve a constituição de uma comunidade científica em educação matemática e, posteriormente, a sua consolidação na região.