AS CONCEPÇÕES DE MUNDO DE PLATÃO, NIETZSCHE E AILTON KRENAK E ALGUMAS DE SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE (EX)INCLUSÃO

Resumo

Como você concebe o mundo? Acompanhado por esta pergunta, um dos objetivos deste trabalho é tecer algumas compreensões provisórias de algumas implicações das concepções de mundo de Platão, Nietzsche e Ailton Krenak para o processo de (ex)inclusão. Para tal, fizemos uso de três obras e, metodologicamente, adotamos uma postura que estamos chamando de “olhar filosófico”. Apresentamos também como concebemos os processos de inclusão e exclusão, para então fazermos os deslocamentos conceituais, buscando atender o objetivo anunciado. 

Biografia do Autor

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado pelo Departamento de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Estocolmo (Suécia), supervisionado por Paola Valero. Doutorado e Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo. Atualmente, professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática (GPCEM). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Thiago Donda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática (Unesp/Campus Rio Claro). Professor do curso de Matemática/Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, campus de Paranaíba/MS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS de Campo Grande/MS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - Campus Paranaíba/MS). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Diversidade e Diferença (GEduMaD).

Publicado
2023-10-24
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023