DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES NA LITERATURA BRASILEIRA
Resumo
No presente artigo realizou-se um estudo de natureza bibliográfica, tendo como metodologia o mapeamento horizontal com o objetivo de mapear as pesquisas na área de educação matemática, relacionadas ao processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Dessa forma, levou-se em consideração as teses e dissertações publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado, obteve-se o quantitativo de vinte e três (23) trabalhos, datados de 2003 a 2022, de variadas universidades de programas de pós-graduação. Quanto as regiões, a região em maior destaque foi a Sul e a com menor produção a Nordeste. Dessa maneira, a partir deste estudo foi possível construí o panorama das teses e dissertações e situar-se nessas redes pré-existente de pesquisa.