A MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA VIA PROPOSIÇÃO, EXPLORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES AUTISTAS: BUSCANDO TESSITURAS INCLUSIVAS

Resumo

A Música faz parte da nossa vida desde os tempos remotos, estando associada às culturas de cada época. É expressa através de sons que estimulam escutas e emoções, sendo cantada e tocada por uma pluralidade de instrumentos combinados. No contexto do ensino de matemática ela ganha espaço ao desenvolvermos práticas que promovem o trabalho com elementos culturais, emocionais e o pensamento matemático. O objetivo deste estudo é compreender as contribuições da música no ensino de matemática via proposição, exploração e resolução de problemas para a inclusão e aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista. A metodologia utilizada quanto à abordagem é qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e no que tange aos procedimentos de coleta é de campo. A técnica de pesquisa utilizada foi à entrevista com três docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. O campo da pesquisa foi uma escola pública municipal localizada no interior da Paraíba. Os resultados apontaram que a música é utilizada no ensino de matemática, na resolução de problemas matemáticos e contribui para a inclusão e aprendizagem dos estudantes autistas, de modo que possibilita o desenvolvimento do cálculo mental, apropriação de conceitos matemáticos trabalhados nas situações problemas, o raciocínio e a atenção.

Biografia do Autor

Polliana Barboza, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Professora da Educação Básica e Supervisora Escolar.

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio na Universidad Complutense de Madrid (2015). Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática do Centro de Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva e Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco no Grupo de Fenômenos Didáticos. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Contrato Didático, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático e Educação Inclusão.

Publicado
2023-10-24
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023