A MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA VIA PROPOSIÇÃO, EXPLORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES AUTISTAS: BUSCANDO TESSITURAS INCLUSIVAS
Resumo
A Música faz parte da nossa vida desde os tempos remotos, estando associada às culturas de cada época. É expressa através de sons que estimulam escutas e emoções, sendo cantada e tocada por uma pluralidade de instrumentos combinados. No contexto do ensino de matemática ela ganha espaço ao desenvolvermos práticas que promovem o trabalho com elementos culturais, emocionais e o pensamento matemático. O objetivo deste estudo é compreender as contribuições da música no ensino de matemática via proposição, exploração e resolução de problemas para a inclusão e aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista. A metodologia utilizada quanto à abordagem é qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e no que tange aos procedimentos de coleta é de campo. A técnica de pesquisa utilizada foi à entrevista com três docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. O campo da pesquisa foi uma escola pública municipal localizada no interior da Paraíba. Os resultados apontaram que a música é utilizada no ensino de matemática, na resolução de problemas matemáticos e contribui para a inclusão e aprendizagem dos estudantes autistas, de modo que possibilita o desenvolvimento do cálculo mental, apropriação de conceitos matemáticos trabalhados nas situações problemas, o raciocínio e a atenção.