ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBRÓSIO: CONEXÕES E CAMINHOS TRILHADOS POR UBIRATAN D’AMBRÓSIO

Resumo

Este resumo expandido se apresenta como um projeto inicial de pesquisa doutoral, na linha de pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, partindo do seguinte questionamento: Quais foram as redes de contatos estabelecidos por Ubiratan D’Ambrosio?  Tal questionamento é embasado nas suas muitas correspondências disponíveis no Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA), o qual está localizado no Centro de Documentação do Ghemat/Brasil, em Santos/ São Paulo, sob a coordenação do professor Wagner Rodrigues Valente. No ano de 2017 o professor Ubiratan doou uma parte de seu acervo para o Ghemat/Brasil, o qual passou por uma catalogação, denominadas, fase I e II, e está disponível no Repositório Institucional da Universidade Federa de Santa Catarina. Em 12 de maio de 2021, professor D’Ambrosio vem a falecer. Após a sua morte a família decide doar o acervo para o Ghemat/Brasil, o qual já havia recebido uma parte de seu acervo, para preservar, administrar e divulgar os saberes profissionais deste professor. Então inicia a chamada fase III e IV de recebimento, catalogação e sistematização destes saberes. Esta pesquisa se insere na fase III e IV, o qual tem como objetivo geral identificar as redes de contatos estabelecidos por Ubiratan D’Ambrosio entre os anos de 1960 a 1970. O recorte temporal se faz necessário por ser um período em que o professor Ubiratan está nos Estados Unidos e já apresenta algumas redes de contados. Como objetivos específicos propomos: analisar as correspondências de Ubiratan D’Ambrosio entre os anos de 1960 a 1970 e; sistematizar as suas aproximações com a Educação Matemática. Para este projeto de pesquisa nos embasamos em uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico, o qual realiza uma “associação sobre um terreno de estudo histórico, conceituação sociológica e mobilização de um corpus de fontes constituídas no e pelo questionamento do objeto de estudo” (BORER, 2017, p. 174). Como referencial teórico-metodológico utilizaremos a concepções de disciplinas escolares, Chervel (1990); a cultura escolar, segundo Julia (2012); saberes a ensinar e saberes para ensinar, Hofstetter e Schneuwly (2017); a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, Valente (2017); a matemática do ensino, Valente (2020) e; os processos de transformação de informações em saberes sistematizados, Burke (2016). Esta pesquisa tem como contribuições para o campo da Educação Matemática nos seguintes aspectos, a saber: preservação, zelo, cuidado, divulgação e dar circulação ao Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrósio, ampliando as possibilidades de pesquisa, discussões e tensões entre o campo disciplinar matemática, o campo das ciências da educação e o campo da profissão docente, além disso, buscamos colaborar com a preservação dos saberes deste professor que tanto contribuiu para a Educação Matemática.

Publicado
2023-10-21
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023