EXPLORANDO O USO DO SOROBAN E DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é investigar a combinação do soroban com a tecnologia, analisando suas potencialidades. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, envolvendo a coleta, análise e interpretação de artigos relacionados ao tema central. Os resultados foram obtidos por meio da análise dos artigos selecionados, destacando a importância de explorar as sinergias entre o soroban e a tecnologia no contexto educacional. A análise dos artigos revelou evidências dos impactos positivos dessa abordagem na compreensão dos conceitos matemáticos e no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Por fim, este estudo inspira a realização de oficinas e/ou minicursos que envolvam o soroban como uma ferramenta complementar com o uso da tecnologia. Essas atividades podem proporcionar aos educadores e alunos uma oportunidade de experimentar o potencial pedagógico do soroban, promovendo a interação entre o ensino tradicional e as inovações tecnológicas.

Publicado
2023-10-29
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023