ETNOMATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar questões étnicas raciais na disciplina de Matemática bem como propor atividades curriculares voltadas para a valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana. Consideramos como base a Lei nº 10.639/03 que representa a culminância dos esforços do Movimento Negro na efetivação de uma política educacional que considera a participação dos negros na formação histórica e cultural de nosso país. Assim, abordamos neste trabalho, a Etnomatemática com o intuito de mostrar as possibilidades para o professor de matemática trabalhar conteúdos matemáticos escolares “interagindo” com a matemática não escolar e valorizando a história e a cultura afro-brasileira. Dessa forma, este trabalho poderá propiciar maior conhecimento das nossas raízes africanas e da participação do povo negro na construção da sociedade brasileira, bem como construir nas escolas uma educação antirracista e propiciar o respeito pela diversidade, além de inserir novas perspectivas de ensinar a matemática, sendo este um conhecimento necessário para combater o preconceito. 

 

Publicado
2023-10-26
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023