MODELAGEM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DA XI CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Resumo

Este artigo é resultado de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo é investigar e compreender como se deu a abordagem do uso das Tecnologias Digitais nas atividades de Modelagem Matemática nos relatos de experiências apresentados na XI CNMEM. Nesta perspectiva, no âmbito da Educação Matemática respondemos a seguintes inquietações: quais concepções de Modelagem foram utilizadas como aporte metodológico/teórico nas pesquisas selecionadas? Em quais níveis educacionais se enquadram estas pesquisas? Quais atividades/propostas, e conteúdos curriculares os pesquisadores abordaram em suas pesquisas? Quais as Tecnologias Digitais, utilizadas nas atividades de Modelagem? Quais resultados convergiram e divergiram entre as pesquisas? Assim, esse estudo teve cunho qualitativo com caráter de pesquisas exploratórias. Os resultados mostraram que a utilização das Tecnologias Digitais nas atividades de Modelagem Matemática na sala de aula, pode possibilitar que os alunos criem um pensamento crítico, reflexivo e investigativo, propiciando a interdisciplinaridade entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Alfabetização Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas-MS. 

Carlson Guerreiro de Almeida , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Educação Matemática (PPGEduMat) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu (FI). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu (FI). Graduado em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande-MS.

Publicado
2023-10-21
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023