MODELAGEM MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DA XI CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

Resumo

Este artigo é resultado de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo é investigar e compreender como se deu a abordagem do uso das Tecnologias Digitais nas atividades de Modelagem Matemática nos relatos de experiências apresentados na XI CNMEM. Nesta perspectiva, no âmbito da Educação Matemática respondemos a seguintes inquietações: quais concepções de Modelagem foram utilizadas como aporte metodológico/teórico nas pesquisas selecionadas? Em quais níveis educacionais se enquadram estas pesquisas? Quais atividades/propostas, e conteúdos curriculares os pesquisadores abordaram em suas pesquisas? Quais as Tecnologias Digitais, utilizadas nas atividades de Modelagem? Quais resultados convergiram e divergiram entre as pesquisas? Assim, esse estudo teve cunho qualitativo com caráter de pesquisas exploratórias. Os resultados mostraram que a utilização das Tecnologias Digitais nas atividades de Modelagem Matemática na sala de aula, pode possibilitar que os alunos criem um pensamento crítico, reflexivo e investigativo, propiciando a interdisciplinaridade entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Alfabetização Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas-MS. 

  • Carlson Guerreiro de Almeida , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Doutorando em Educação Matemática (PPGEduMat) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu (FI). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu (FI). Graduado em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

  • Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande-MS.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023