A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS VESTÍGIOS FOTOGRÁFICOS

Resumo

Ao analisar toda essa gama de material, muitas vezes esquecido, volta ou outra, o historiador se depara com fotografias de alunos, de professores, da escola e outras mais. No entanto, começam aí algumas questões de como utilizá-las na pesquisa. Com o pensamento que a história é uma representação do passado, e, como representação pode-se entender como aquilo a que a memória nos remete. Sem querer trazer conceitos ou definições, pode-se dizer que a fotografia produz o mesmo efeito. A pretensão neste artigo é argumentar que a fotografia pode ser vista como fonte de pesquisa histórica e auxiliar na leitura de determinada cultura escolar, a depender da época e local em que foi feito o registro fotográfico. Para isso, analisou-se uma fotografia do Colégio Imaculada Conceição, datada próxima dos anos de 1925, época em que o Colégio estava em construção, onde traz alunas na entrada do colégio. Para essa análise fotográfica utilizou-se os conceitos de representação (CHARTIER, 1991), cultura escolar (JULIA, 1990) e referenciais teórico-metodológicos da história cultural.

Publicado
2023-10-21
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023