ANÁLISE DO CLIMA DO DISTRITO FEDERAL (2000-2023) EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

  • Guilherme Morais de Sousa Oliveira CEM 01 - Sobradinho/DF
  • Maria Eduarda dos Santos Silva CEM 01 - Sobradinho/DF
  • Francimar Gomes de Oliveira Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-7154-350X

Resumo

O Novo Ensino Médio é uma proposta educacional em que os estudantes possam tanto se aprofundar nas áreas do conhecimento vistas no Ensino Fundamental quanto escolher disciplina(s) que gostaria de estudar e/ou aprofundar-se segundo seus interesses, essas disciplinas escolhidas por eles são denominadas de Itinerários Formativos (IF) (DISTRITO FEDERAL, 2020). Um exemplo de IF é o Laboratório de Ensino de Matemática (LM) que possui como um de seus objetivos de aprendizagem a investigação de situações-problemas, selecionando conhecimentos matemáticos para propor modelos para sua representação/solução (DISTRITO FEDERAL, 2022). Uma das formas de alcançar esse objetivo é utilizando a Modelagem Matemática já que ela pode ser entendida como “[...] uma estratégia utilizada para obtermos alguma explicação ou entendimento de determinadas situações reais” (BASSANEZI, 2015, p. 15). Bassanezi (2015, p.13) afirma que cada atividade de Modelagem tem seu intuito e exemplifica expondo que se o professor desenvolve uma atividade para motivar os estudantes ou valorizar a matemática — como a atividade que será descrita neste relato —, então a validação dos modelos matemáticos não seja um critério fundamental. Dentro do LM desenvolvemos algumas atividades de Modelagem, dentre elas uma investigação sobre o comportamento do clima no Distrito Federal (DF), neste contexto, este trabalho tem o objetivo de descrever alguns resultados encontrados nesta nossa investigação. Para tanto, buscamos dados meteorológicos sobre a temperatura e a precipitação pluvial do DF disponibilizados no site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e averiguamos possíveis relações entre os dados, que pode ser caracterizado como um estudo descritivo e correlacional definido por Triviños (1987). Ao transformamos os dados do INMET em gráficos percebemos algumas informações que se destacaram. Em relação aos dados das temperaturas do DF observamos que os meses de setembro e outubro possuírem a maior temperatura média, enquanto os meses de maio, junho e julho registram as menores temperaturas médias, além disso, a partir de 2015, e que parece se repetir a cada dois anos, a média das temperaturas altas se aproximaram de 25°C sendo que antes ficavam próximas a 24°C. Já ao analisarmos os dados das precipitações das chuvas percebemos que o intervalo de meses de outubro a abril são chuvosos enquanto de maio até setembro quase não ocorrem chuvas; notamos também que chuvas acima de 400ml não são típicas e ocorreram nos anos de 2006, 2013, 2021 e 2022 e reparamos que 2022 parece ter interrompido um possível padrão desse comportamento que aparenta ocorrer em média a cada sete anos e meio. A par dessas informações, conseguimos correlacionar que os meses em que a temperatura média é alta também são os meses com a maior incidência de chuvas, ao mesmo tempo que os meses com a média de temperatura mais baixas são os menos chuvosos ou sem nenhuma chuva. Além disso, alguns dados observados nos direcionam a indagações como: por que que a partir de 2015 a média das temperaturas altas aumentou e por que parece se repetir a cada dois anos? Isso é causado por um fenômeno específico? Existe uma explicação para o fenômeno das chuvas acima de 400ml? E ainda podemos investigar se as temperaturas e a precipitação de chuvas antes do ano 2000 no Distrito Federal possuem uma diferença significativa com os dados apresentados neste trabalho.

Publicado
2023-10-23
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023