A PRODUÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Essa investigação refere-se a pesquisa de doutorado em andamento a qual discute os saberes profissionais de professores que atuaram no ensino secundário, apoiada nos estudos sócio-históricos direcionado pela discussão dos saberes profissionais de professores (HOFSTETTER; SCHNNEUWLY, 2017); matemática a ensinar e para ensinar (BERTINI, MORAIS, VALENTE, 2017) e matemática do ensino (VALENTE, 2021). Desse modo, esse artigo tem por objetivo apresentar os primeiros encaminhamentos de um levantamento bibliográfico de dissertações e teses que mobiliza como uma de suas fontes os regulamentos para o Liceu Cuiabano entre 1891 e 1941. O que justifica essa pesquisa foi a inquietação sobre elementos da cultura escolar dessa instituição que surge no processo de doutoramento a partir de autores, além disso, essas produções poderiam nos indicar outras fontes além daquelas por nós conhecidas. Para isso, nos apoiamos na compreensão de pesquisa bibliográfica apresentada por Lakatos (2003) e Gil (1994). Os primeiros apontamentos evidenciam que as produções identificadas apresentam alguns componentes da cultura do Liceu Cuiabano, a importância da escolha dos descritores para a sua identificação e também, outros indicativos que nos permitiram melhor condução dos procedimentos da pesquisa de doutorado.