MODELAGEM MATEMÁTICA E SALA DE AULA: UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

Resumo

Este trabalho consiste em contar a primeira experiência de professores ao desenvolver uma aula por meio da modelagem matemática em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino da região central de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, considerando o Referencial Curricular do estado. Serão explorados os elementos da modelagem matemática durante o relato do processo de construção do modelo matemático envolvendo razão e proporção e o Teorema de Tales. Foi concluído que, por mais que alguns fatores influenciaram o desenvolvimento dessa alternativa de ensino, como por exemplo, o tempo de aula, o currículo escolar e o desinteresse de alguns alunos, a modelagem matemática é uma possibilidade inovadora que dá aos alunos a oportunidade de serem investigadores tanto de forma individual como coletiva, motivando-os a aprender sobre o objeto matemático de estudo.

Biografia do Autor

Estevão Ovando Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura em Matemática, Mestre em Educação Matemática e Doutorando em Educação Matemática vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Acadêmico do curso de Licenciatura e Bacharelado em Psicologia na Universidade Uniderp. Professor do Ensino Fundamental e Médio convocado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Professor do Ensino Superior nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Ciências da Computação na Universidade Uniderp. Tutor presencial das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2 nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Desenvolve pesquisas na área de Modelagem Matemática e Currículo.

José Augusto Guevara Delgado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Matemática

Vitoria Lourenço Luges da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática.

Publicado
2023-10-29
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023