PROFESSORES/AS NOS USOS E JOGOS DE LINGUAGEM: UMA ANÁLISE DAS MÚLTIPLAS FACES DOCENTES NAS TESES DO PPGEDUMAT/UFMS
Resumo
Na minha experiência pessoal, pude perceber que quando se trata da construção da identidade docente existe um amplo cenário social, cultural, vivência e experiência pessoal, fatores que constituem a identidade do professor/a. E a existência dessa multiplicidade na formação da identidade docente auxilia na construção de sua individualidade profissional, pois a mesma se constrói em um processo contínuo e dinâmico, onde se criará um sentido, valores e experiências. Além disso, a identidade docente está relacionada ao modo pelo qual professores/as se conhecem e pelo modo conhecidos pelos demais.
Assim, surgiu a ideia da busca pelos significados atrelados a palavra professor/a em meio às pesquisas que estão sendo realizadas, com a pergunta inicial: como os artigos, teses e dissertações estão denominando um professor/a? Como esse docente é mencionado nos trabalhos acadêmicos? Como ele é visto e descrito? Partindo daí um novo movimento de pesquisa. As inquietações que atravessaram minha experiência pessoal e profissional enquanto professora e geraram questionamentos que me fizeram chegar até aqui, também a necessidade de estudar os significados envolvendo a palavra professor/a de forma que "abraçasse" todas as identidades que constituem essa profissão, para isso foi necessário nos ampararmos em uma metodologia permitisse analisar essas múltiplas identidades, essas múltiplas manifestações abrangentemente e não delimitada.
Surgiu assim o pensamento de Ludwig Wittgenstein parafraseado nos usos de jogos de linguagem. Entendemos que os jogos de linguagem são formas específicas de uso da linguagem em contextos sociais particulares, atividades em que as palavras têm significado, sendo compreendidas pelos participantes, eventualmente, de forma muito particular. Um jogo de linguagem pode ser uma conversa cotidiana, um debate científico, uma negociação comercial, uma instrução de um professor em sala de aula, um discurso político, entre outros contextos sociais. Em cada jogo de linguagem, as palavras têm significado no contexto específico em que estão sendo usadas, possui suas próprias regras, convenções e práticas linguísticas.
Assim, a partir de Wittgenstein, pretendemos desmistificar o significado da palavra professor/a, por meio de um exercício filosófico da terapia, percorrendo alguns jogos de linguagem, constituídos a partir de nossos textos/documentos.
A terapia seria aqui sugerida, é caracterizada pela ampliação de significados, pois entendemos professores como sujeitos nos jogos normativos de linguagem, nos afastando da ideia de uma definição única e universal, pois diferentes grupos, as individualidades, as perspectivas, as vivências e os contextos se diluem nos sujeitos.