DESVENDANDO A DIVISÃO DE FRAÇÕES: MÉTODOS E MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
Resumo
Na pesquisa[1] intitulada "Indícios do Passado para o Presente: Saberes profissionais para se abordar o ensino de frações", um dos preceitos iniciais foi encontrar uma maneira de ensinar a divisão de frações utilizando imagens. Dessa forma, a primeira pesquisa no acervo da UFSC foi conduzida com esse intuito específico. Contudo, ao prosseguir com a investigação, notou-se que a maioria dos livros analisados não fazia uso de ilustrações para o ensino de frações, incluindo a divisão de frações. Em razão disso, a pesquisa tomou outro direcionamento, conforme já mencionado anteriormente. Apesar da mudança de rumo, ainda é válido comentar brevemente sobre a proposta inicial de utilizar imagens para o ensino da divisão de frações. Dos 55 livros pesquisados, apenas 7 deles continham alguma imagem relacionada a esse tema específico. São eles: "Noções de Arithmetica para As aulas Elementares por Heuer R. - 3ª parte" (data não especificada); "Matemática, 4ª série" (data não especificada); "Curso completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário, vol. 5" (data não especificada); "Aritmética Complementar para as Escolas Primárias" (1946); "Metodologia da Matemática, 3a. Edição" (1958); "Curso moderno de matemática - Aritmética, 1º vol." (1962); "Iniciação à Matemática" (1966). Após o redirecionamento da pesquisa, o estudo se concentrou em catalogar os métodos de ensino sobre a divisão de frações, pontuando o período histórico de cada um, a partir da análise de livros didáticos utilizados em escolas brasileiras e na formação de professores de matemática. Dos 95 livros encontrados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, 55 foram selecionados para o estudo. O método mais comumente encontrado nos livros foi a "regra da inversão", que não apresenta uma explicação sobre o raciocínio por trás dessa regra. Essa estratégia foi adotada por 39 obras e foi utilizada ao longo de um extenso período, compreendendo o intervalo de 1879 a 1970. Em seguida, o método da "redução das frações a um denominador comum antes da divisão" foi identificado em 9 livros, com datas de publicação variando entre 1889 e 1965. Outro método menos frequente foi a "multiplicação do numerador da fração dividendo pelo denominador da fração divisora", presente em apenas 3 livros publicados entre os anos de 1943 e 1962. Por outro lado, os métodos que explicam a divisão de frações usando a "relação fundamental da divisão" e o "elemento neutro da multiplicação" foram os menos adotados, com apenas 2 livros abordando cada um desses enfoques. Infelizmente, as décadas de publicação desses dois livros não puderam ser determinadas durante a análise. A pesquisa revela a importância de compreender os métodos de ensino que se perpetuaram ao longo da história da educação matemática no Brasil, bem como as abordagens que foram deixadas de lado. Além disso, mesmo com a mudança de direcionamento, a busca por ilustrações e estratégias visuais no ensino de frações pode continuar sendo relevante para aprimorar a formação de professores e enriquecer o planejamento de aulas.