OFICINAS ON-LINE: DIÁLOGOS SOBRE PROPOSTAS DIDÁTICAS EM MATEMÁTICA

  • CAMILA DE OLIVEIRA DA SILVA UFMS

Resumo

Este texto trata das atividades desenvolvidas em um projeto de extensão que ocorreu ao longo de três anos. O projeto “Oficinas on-line: diálogos sobre propostas didáticas em Matemática” nasceu da vontade de oferecer à comunidade de professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, bem como licenciandos em Pedagogia, Matemática ou áreas afins, a oportunidade de discutir questões diretamente relacionadas à prática de sala de aula. Os temas e o desenvolvimento das oficinas foram apoiados em experiências de membros do Grupo de Estudos XXXX (XXX) com professores do ensino fundamental ao longo de duas décadas. A princípio, essas oficinas foram pensadas para serem desenvolvidas presencialmente, como parte do Projeto Universal do CNPq[1]. O início das ações se deu no ano de 2019, onde foi possível realizarmos algumas formações presenciais nos municípios de Campo Grande/MS, Dourados/MS e Aquidauana/MS. Mas, no início do ano de 2020, em virtude da pandemia da COVID-19, os planos foram alterados. Assim, passamos a realizar as oficinas no formato remoto, por meio do google meet, entre os meses de maio a dezembro de 2020. Essa experiência nos abriu a possibilidade para que as oficinas on-line fossem ofertadas pelo canal do XXXX[2] na plataforma do youtube, o que ocorreu a partir do ano de 2021 até meados de 2023. Ao total, tivemos a oferta de 23 oficinas sobre temáticas voltadas aos anos iniciais e finais do ensino fundamental, bem como ao ensino médio. Se no começo essa mudança nos distanciou de uma das atividades que mais fazemos e gostamos, a formação presencial de estar com os professores da educação básica do estado de Mato Grosso do Sul, em contrapartida, o novo formato nos possibilitou alcançar um público bem maior e com a possibilidade de aproximar professores e futuros professores de diferentes regiões do Brasil. Aliado a esse fator está o uso das oficinas como mais um recurso didático a ser explorado pelos professores que atuam na educação básica e no ensino superior, como têm feito os próprios membros do XXXX junto aos seus estudantes. Essa prática pode ser observada, por exemplo, na primeira e última oficina ministrada em 2023, nas quais tivemos mais de 1.300 e 2.600 visualizações no canal do XXX, respectivamente. Por fim, também podemos ler de forma resumida essa nossa experiência, com os níveis de codeterminação expresso por Chevallard (2002), como uma mudança na sociedade que ocorre por meio de uma restrição, isto é, uma condição não modificável por cada um de nós; a pandemia da Covid-19. Ao atingir o espaço da escola (universidade), as condições oriundas da pandemia fizeram com que o universo das aulas e atividades on-line fossem reestruturados, nos levando também a agir dentro de novas possibilidades. Com isso, alteramos as atividades presenciais para remotas, bem como passamos a (des)construir algumas práticas e/ou adaptá-las aos novos tempos, o que influenciou na nossa pedagogia. O que antes era visto com dúvidas passou a ser um dos fatores importantes na execução das atividades em uma mudança de paradigma, bem como na organização e apresentação de uma oficina, de forma ainda a atender as demandas dos professores.

[1]Projeto intitulado “Estudo de decisões didáticas relativas à elaboração e implementação de aulas propostas por um grupo de professores”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -Edital MCTI/CNPq n° 28/2018, sob coordenação de XXXXX.

[2] https://www.youtube.com/XXXX

Publicado
2023-10-29
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023